segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Festa na Ilha da Cotia!

27 de dezembro. Dia de velejar. Passamos o dia para lá e para cá apenas com as velas levantadas, a partir da Ilha da Bexiga. O vento não estava forte, uns sete nós, quando muito. Andávamos a três, quatro nós. O Malagô orça muito bem, mas aderna bastante. No través é um sonho. No popa, com vento fraco, ele sofre um pouco. Precisa de mais vento e de mais pano. Armamos a asa de pombo com o pau de spi. 

No meio da tarde seguimos para a Cotia. Quando estávamos no Saco da Velha outro SW, mas este de "apenas" vinte e cinco nós. Liguei o motor e abaixei a mestra. Chegamos a sete nós, com o motor desengatado e a genoa aberta. Na entrada da Cotia cruzamos com o veleiro Planckton. Recolhi a genoa e engatei o motor.

Mais uma vez escolhi o lugar errado. Pouco abrigado e longe da praia. Eu sou mesmo uma besta...  mais um ponto no concurso de pior ancoragem! Eram 15h30.

Às 17h30 meu amigo Alan chegou com o Meltemi, vindo do Guarujá, de onde saiu dois dias antes.  Avistei para ele não parar perto de mim, pois o lugar era ruim. "- Ruim não, é péssimo!" - gritou ele, me enchendo de orgulho!


Como levantar a âncora não era mais um problema, esperamos ele fundear - num local excelente - e mudamos a ancoragem. Guincho? Nem pensamos nesse negócio supérfluo!

O Alan veio a bordo, batemos um papo e depois fomos cuidar da vida na enseada da paz universal, como diz o amigo Helio Solha. Soltei algumas iscas para ver se pesávamos alguma coisa além de algas. Comemos, rezamos e amamos. Choveu só um bocadinho.

No dia seguinte a Alice fez dois anos.  Nossa, como o tempo passa... outro dia eu a estava anunciando aqui no blog!

Preparamos uma festa linda para ela. Com presente, balões, bolo, brigadeiro e guaraná. Durante o dia muita gente veio de botinho pedir para conhecer o barco. Era no mínimo interessante ver o pessoal dos Benneteau, Delta e Fast da vida babar no nosso barco. Falou-se português, inglês e alemão a bordo. Aliás, eu parecia um índio germânico: "- Mein kleine Mädchen! Geburstag! Heute! Zwei jahrE", tendo sido  corrigido prontamente com a sutileza tedesca: "- Zwei jahreNNNNNNNNN?" Pois é, quis dar uma de bacana poliglota... Selbstnatüralich!




Passamos na peixaria e compramos pescadas e camarão para o almoço. Comprei muito camarão e foi difícil comer tudo de uma vez (o gelo havia acabado). Ano passado os preços estavam mais em conta. Esse ano a coisa estava para grã-fino ($$$). Como eu ando com muito pouco dinheiro a bordo, fiquei a zero.





Às 17h00 puxamos um parabéns e para nossa surpresa a Ilha da Cotia toda entrou no coro. Foi bonito! Foi bem legal!  Pena não ter bolo e brigadeiro para todos. Ano passado o parabéns foi na marina e todos os barcos ganharam eu pedaço. Até hoje eles lembram! Ok, ok, eu sou mesmo um pai babão.





No fim da noite peguei o botinho e fui atrás de sinal de celular - na Cotia não tem e essa é uma de suas virtudes. Eu queria a previsão do tempo, mas acabei recebendo um e-mail de trabalho que estragou um pouco as coisas. Um acordo que eu havia feito e que pagaria as contas de janeiro deu errado. Informei a conta errada na petição e a seguradora não faria o depósito se eu não enviasse uma petição assinada, digitalizada, aditando a petição do acordo. Meu Deus, como fazer isso ali? Ou mesmo em Paraty?  Pronto, fiquei com a cabeça meio lá, meio cá. Maldito capitalismo!

No dia seguinte voltamos para a marina. Rebocamos o Serelepe, do Edson, sua esposa e Mano - um beagle  que a Alice chama para brincar até hoje "- Mamo, Mamo!". Ele teve problemas com o motor de arranque e sem vento, só no reboque. Deixamos ele na porta da Marina do Engenho e fomos gentilmente presenteados com uma garrafa de espumante (dos bons!) que ainda ia dar o que falar nessa viagem. O destaque foi a Brida, que levou o Malagô por mais de quatro milhas - e bem levado!









ILha da Cotia - Paraty/RJ - Carta 1633
Coordenadas do fundeio: 23º13.58'8S / 44°38.51'3W
Distância de Paraty (Pier 46): 9,5 Milhas Náuticas.
Cuidados na navegação: Existe uma pedra há cerca de dois metros de profundidade entre a Ilha do Catimbau e o continente. Eu já passei por ali de Rio 20, mas de Atoll 23 eu já não arriscava (mas já vi gente apssar com barcos grandes). Passava entre a Ilha Comprida e o Catimbau de Atoll numa boa, mas de Malagô já passo por fora. A passagem entre a Ilha dos Cocos e a Ilha do Algodão não deve ser feita por conta de pedras. O Malagô cala 1,80m.





7 comentários:

  1. Que bom saber que não sou só eu que faço uns fundeios horríveis por ai!
    Feliz 2013 e bons ventos a vocês do Malagô!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Walnei, eu já te disse para não se cobrar tanto e ir mais para oi mar velejar! Cagada a gente faz todo dia e são elas que nos ensinam! Vc é um exemplo. Bons ventos!

      Eliminar
  2. Grande Juca!!!! Meu querido, fico muito feliz em lhe ver feliz com a sua família e o barcão novo!!!

    O Malagô é a sua cara!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Matheus! Espero ter vc em breve a bordo do "Velho Mala"! Bons ventos!

      Eliminar
  3. Grande Juca, tenho ficado feliz com seus relatos. O barco novo, parece que foi feito para vcs. Em breve nos veremos no mar...abçs

    Roger

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CAPITÃO Roger! (vc viu? seu nome está lá na lista de aprovados!) Logo logo nos vermos no mar, com ctz! Bons ventos, sempre!

      Eliminar
  4. Olá Juca,
    Como está linda sua filha. Precisamos realmente nos encontrar para juntar as nossas meninas para brincar. A Helô tem 3,5 e adora brincar na água e áreia, adora o barco.
    Você estará em Paraty no Carnaval?
    Mais uma vez parabens pelo lindo barco, vendo as fotos aqui no blog ele é de babar realmente. Não foi a toa que todos queriam visita-lo.
    Lindas experiências!!
    Bons Ventos,
    Paulo Ribeiro
    Bepaluhê

    ResponderEliminar