CURSOS DE VELA OCEÂNICA


CUSCO BALDOSO
EXPERIÊNCIAS EM VELA OCEÂNICA
COORDENAÇÃO GERAL 
 JUCA ANDRADE
CAPITÃO AMADOR
2018

Nossa escola oferece três modalidades de cursos: o curso básico (CBVO # 101 e 102 ), as travessias de instrução (intermediário - CBVO # 107) e os Explores (avançado - CBVO # 108). Além disso, temos o dia de vela, que seria uma espécie de test drive, ou pré-curso.

O dia de vela pode ser o caminho inicial. Levamos você para velejar durante duas horas. No dia certo, no vento certo, no barco ideal. O investimento é módico e 50% do valor pode ser abatido do valor total do curso básico, caso você decida fazê-lo (o que temos certeza que acontecerá!).

Já para aprender a velejar  o caminho é o curso básico, que se destina aqueles que ou não sabem velejar, ou se sabem têm pouca experiência com a vela em geral ou velejam apenas em represas. É composto pelo seguinte programa:

CBVO # 101 - Introdução à vela de oceano.

Na primeira aula o aluno é apresentado à teoria básica de vela trazida no livro Teoria Básica de vela Oceânica, de Juca Andrade. Depara-se com a física do velejar. Aprende a nomenclatura básica e a identificar as partes do veleiro, o funcionamento dos equipamentos e os nós básicos. Abordamos nessa aula regras de segurança e salvatagem. Após uma exposição de cerca de duas horas saímos para velejar em orça, través e popa. A parte teórica acontece em terra e a prática no mar, área de navegação abrigada.

Duração da aula: entre 09h00 e 17h00.

Confira o vídeo:



CBVO # 102 -  Fundeio, Manobras de mau tempo e introdução à navegação costeira.

Continuando a instrução básica e tendo o aluno condições de conduzir um veleiro em qualquer rumo, novos conhecimentos são agregados: a regulagem fina das velas é aprimorada e o aluno aprende, ainda, a: rizar velas; manejar as velas em ventos folgados, a fundear da maneira correta e as manobras de "homem ao mar" e de mau tempo. Nessa aula o aluno é também apresentado à navegação eletrônica: GPS e Rádio VHF. Uma vez munido dos conhecimentos essenciais mínimos, essa parte do curso básico também consiste em levar os alunos "lá fora", conhecer o oceano, nos limites da navegação costeira - mar aberto em área não abrigada. A aula acontece parte em área de navegação abrigada e parte em área não abrigada, de acordo com a classificação da Marinha do Brasil.

Duração da aula: entre 09h00 e 17h00.

Confira o vídeo:






A partir de março de 2018 nossa escola passará a oferecer novas  atividades de extensão do curso básico básico: 

CBVO # 104 - Extensão  - Embarque para a prova de arrais amador.

O candidato a arrais amador deve comprovar o embarque mínimo de seis horas, durante as quais deve ser cumprido o programa previsto para essa habilitação, a primeira da categoria dos amadores. Nossa escola de vela faz  um embarque específico para isso, seguindo todas as normas da Marinha do Brasil, a partir de nossa base Guarujá e em parceria com a Escola Náutica do Guarujá.


Duração da aula: 06h00 de aula, em data a ser combinada diretamente com o instrutor.

CBVO # 105 - Extensão  - Treinamentos para Regatas.

Se você deseja sentir a adrenalina de competir contra outros veleiros esse é o seu caminho! Receba o treinamento necessário e participe de uma regata à vela! Nesse curso abordamos as regras de regata (à distância) e realizamos o treinamento em situações reais, no mar!

Duração da aula: entre 10h00 e 17h00.


CBVO # 106 - Extensão  - Navegação solo.

Após fazer as aulas dos CBVO # 101 e 102  o aluno já possui os conhecimentos necessários para conduzir um veleiro sozinho e em segurança. Nessa extensão do curso básico é possível fazer sua primeira saída solo em um veleiro de oceano! O instrutor acompanha toda a manobra através de bote de apoio e fica em contato com o aluno o tempo todo através de rádio VHF. Ideal para quem pretende comprar o próprio veleiro, essa extensão não tem por foco a navegação em solitário, mas sim a condução do veleiro pelo aluno sem assistência na embarcação (o apoio é à distância). É indispensável que o aluno já seja pelo menos arrais amador.

A duração da aula varia de acordo com as características do aluno.



CBVO # 107 - Travessias de Instrução.

Além do curso básico o aluno poderá participar de uma de nossas travessias de instrução. Nessas travessias o aluno ficará dois dias embarcado (pernoite a bordo), vivenciando não só a rotina da velejada, mas todos os aspectos de uma travessia oceânica: navegação, gerenciamento de víveres, convívio a bordo, turnos no leme e navegação noturna. É um passo além do curso básico.

As travessias de instrução ocorrem todos os meses a partir de Ubatuba e são realizadas todas no veleiro Soneca (Samoa 33). Travessias com nossos veleiros parceiros também são frequentes. Consulte sempre nossa AGENDA!

O embarque é feito  até às 9h00 do sábado e o desembarque é previsto para as 16h00 do domingo.


CBVO # 108 - Explores

Nesse curso fazemos períodos mais longos de inteira de imersão(no mínimo uma semana). São nossos "Explores".

Nesse curso, de total imersão, o aluno participa de uma aventura à vela! Embarca por no mínimo sete dias e vive momentos difíceis de explicar e impossíveis de esquecer. Os Explores acontecem no veleiro Soneca, sob a batuta do Capitão José Spinelli.



PARA CONSULTAR NOSSA AGENDA E FAZER SUA INSCRIÇÃO ENVIE UM E-MAIL PARA: CUSCOBALDOSO@GMAIL.COM ou CAPITAO@CUSCOBALDOSO.COM








Coordenação Geral Juca Andrade

Capitão Amador
Whatsapp (13) - 9 - 9 790-8175

Instrutores associados:

Alan Trimboli, CPA
Alexandre Dangas, MSA
José Spinelli Neto, CPA

(c) 2012 - 2018 Cusco Baldoso Escola de Vela Oceânica
CNPJ(MF) 15.438.156/0001-26

23º 30' 434 S
45º 06' 751 W















Mensagens populares deste blogue

Onde guardar um veleiro.

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife