domingo, 29 de abril de 2012

Curso de vela oceânica

Boas!


Quando eu era iniciante tive dificuldade em achar um curso do jeito que eu achava que um curso de vela deveria ser: pura imersão! Por isso desenvolvi o curso que na verdade eu mesmo queria ter feito: passar o dia embarcado e aprender a USAR o veleiro, desde soltar a poita até içar as velas; saber como fundear, como regular as velas, como e para que usar o VHF. Sob supervisão de alguém mais experiente, mas comigo pondo a mão na massa.

Pois é. Depois de um balão de ensaio com alguns amigos e de já ter tido alguns alunos pagantes, creio que já posso dizer que sou, oficialmente, instrutor de vela oceânica. Dar aulas não é exatamente uma novidade para mim, afinal eu faço isso desde meus quinze anos... comecei com o português, passei pelo direito do trabalho, pelo direito previdenciário e, agora, a ciência de Éolo. 



Com o Cusco Baldoso aqui perto essa atividade ficou mais fácil. As aulas têm sido realizadas em Guarujá, a partir do canal Bertioga.

O curso tem funcionado assim: embarcamos às 10h00 e enquanto o vento não entra, o aluno é apresentado ao barco e aos seus equipamentos. Prática e teoria, tudo junto e misturado em um bate papo leve - mas sempre atento à técnica. Por volta do meio dia já estamos em mar aberto (mas em área abrigada -navegação interior 2),

 V-E-L-E-J-A-N-D-O! 



O aluno conduz o barco nas diversas mareações: orça, través, popa. O fundeio é feito no cantão do Indaiá ou na praia de Iporanga, a depender do vento predominante, onde é feito um lanche. O retorno ocorre por volta das  17h00 , amarrando o veleiro na poita e tendo experimentado as principais situações do dia a dia de um veleiro de oceano.





Não tenho planos, por agora e com esse barco, de fazer passeios ou charters, mas estou estudando uma forma segura (para mim e para o barco, rs) de alugar o Cusco, em princípio para ex-alunos.


Mais informações AQUI!

E é isso ai, vamos no pano mesmo!

2 comentários: