Curso de vela oceânica

Boas!


Quando eu era iniciante tive dificuldade em achar um curso do jeito que eu achava que um curso de vela deveria ser: pura imersão! Por isso desenvolvi o curso que na verdade eu mesmo queria ter feito: passar o dia embarcado e aprender a USAR o veleiro, desde soltar a poita até içar as velas; saber como fundear, como regular as velas, como e para que usar o VHF. Sob supervisão de alguém mais experiente, mas comigo pondo a mão na massa.

Pois é. Depois de um balão de ensaio com alguns amigos e de já ter tido alguns alunos pagantes, creio que já posso dizer que sou, oficialmente, instrutor de vela oceânica. Dar aulas não é exatamente uma novidade para mim, afinal eu faço isso desde meus quinze anos... comecei com o português, passei pelo direito do trabalho, pelo direito previdenciário e, agora, a ciência de Éolo. 



Com o Cusco Baldoso aqui perto essa atividade ficou mais fácil. As aulas têm sido realizadas em Guarujá, a partir do canal Bertioga.

O curso tem funcionado assim: embarcamos às 10h00 e enquanto o vento não entra, o aluno é apresentado ao barco e aos seus equipamentos. Prática e teoria, tudo junto e misturado em um bate papo leve - mas sempre atento à técnica. Por volta do meio dia já estamos em mar aberto (mas em área abrigada -navegação interior 2),

 V-E-L-E-J-A-N-D-O! 



O aluno conduz o barco nas diversas mareações: orça, través, popa. O fundeio é feito no cantão do Indaiá ou na praia de Iporanga, a depender do vento predominante, onde é feito um lanche. O retorno ocorre por volta das  17h00 , amarrando o veleiro na poita e tendo experimentado as principais situações do dia a dia de um veleiro de oceano.





Não tenho planos, por agora e com esse barco, de fazer passeios ou charters, mas estou estudando uma forma segura (para mim e para o barco, rs) de alugar o Cusco, em princípio para ex-alunos.


Mais informações AQUI!

E é isso ai, vamos no pano mesmo!

Comentários

  1. Parabéns por mais essa empreitada, bons ventos

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Grande Ulisses, dono do meu futuro barco! Bons ventos!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória