O Cusco, na visão da Bridinha...
Boas!
Durante a conquista do México, Hernán de Cortez mandou queimar as caravelas nas quais o exército espanhol, por ele comandado, havia chegado ao novo mundo. Seu objetivo foi deixar claro (como o fogo!) para os seus soldados que não havia caminho de fuga e que a única chance de sobrevivência para eles era a vitória sobre os astecas.
Ainda que o objetivo seja menos dramático (e, talvez, mais heróico do que a carnificina que o titio Cortez promoveu do lado de cá do globo), hoje pode-se dizer que eu queimei a minha pequena caravela. Claro que o fiz apenas como figura de linguagem, pois o Cusco vai bem, obrigado, embora sem mastro.
Com a ajuda do pessoal da marina colocamos "a jaqueira" abaixo e, agora, não tem mais jeito: as alterações têm que sair!
Hoje ficaram prontas as peças que servirão para os novos fusis de sustentação do estaiamento: duas chapas de inox 316L com 4mm de espessura, 5 cm de largura e 25 cm de comprimento e suas respectivas contrachapas. Os locais dos novos fuzis, dos novos trilhos e das catracas podem ser vistos no esboço a seguir, feito pelo Arnaldo Andrade.
A nova vela deve ter sua confecção iniciada semana que vem e devo receber, no mesmo período, a spectra e os novos pinos e cuplihas para o estaiamento. Ainda não sei que material vou usar, mas hoje tendo a adotar um sistema misto, com aço nos brandais e spectra nos estais de força. Vamos ver...
Ao final de tudo, esse deverá ser o jeitão do novo plano vélico. Notem que apesar de a retranca ter diminuido, a área vélica não sofreu alteração sensível (o desenho antigo está em amarelo, para possobilitar a comparação). No pontilhado, o estai de popa, que vai deixar de existir.
E vamos que vamos, no pano mesmo, só que com mastro de fortuna!!!
hummm.... 1º de abril....
ResponderEliminarsó acredito vendo...
rsrsrs, brincadeiras a parte, esse veleiro vvai se tornar um verdadeiro America's Cup Yacht!!!
Então Roque, enquanto o barco está nos "boxes", tem um dingue à sua disposição lá no Porto Marina Rivaldo´s...
me manda seu email, pois sempre escrevo antes do FDS, combinando um velejo com os amigos da vela.
Manda brasa aí no Cusco!!!
Opa Fernando, demorou!
ResponderEliminarO melhor barco é sempre o arco dos outros!!!!
kkkkkkk
Me chama que eu vou mesmo.
BV!