terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Curso de vela oceânica - novo formato em 2014

Boas!

Desde que iniciamos nossas atividades de Escola de Vela, no Cusco Baldoso Atoll 23, em abril de 2012, nossa proposta sempre foi a de possibilitar uma formação continuada ao futuro velejador. 

A grande dificuldade, nisso, é que aquilo que eu chamo de um curso verdadeiro demanda mais tempo do que as pessoas em geral costumam dispor - ou desejam. Assim, por exemplo, fazer um curso de dez horas e acreditar que se aprendeu a velejar é uma meia verdade. Com certeza estaremos, ao final, menos ignorantes do que éramos no início. Porém, o que são dez horas diante do mar?

Ao longo do ano de 2013, que foi bastante intenso,  pensei muito sobre isso e percebi que alunos meus que retornam e fazem outras aulas, participam de passeios e regatas com certa frequência  têm rendimento muito superior a partir do terceiro embarque. Mais além: isso ocorre de maneira uniforme para todos os alunos. Haveria, então, de existir uma maneira de transportar isso para o curso!

Foi assim que remodelei toda nossa programação para o ano de 2014.

O curso básico, então, passa a ser composto por três aulas - e não mais apenas uma. Mas não é só isso: serão três aulas, ao longo de três dias diferentes, o que possibilita uma vivência muito mais enriquecedora e um vislumbre mais adequado do que é velejar e estar no mar.


Cada aula tem duração de dez horas, sendo abordada toda a teoria trazida na apostila (que é enviada antes, por e-mail, em conjunto com vasto material escrito sobre navegação, marinharia e meteorologia) e acontece sempre no mar, a partir de nossa bases em Guarujá/SP.

As aulas serão pré-agendadas e para solucionar o problema tempo, o aluno poderá fazer essas três aulas ao longo de todo o ano de 2014, de acordo com sua disponibilidade, de forma bastante flexível.

Além do curso básico o aluno poderá participar de uma de nossas travessias de instrução. No primeiro semestre iremos até Bertioga (fevereiro); Ilhabela (março) e Ubatuba (maio). Nessas travessias o aluno ficará dois dias embarcado (sábado e domingo), vivenciando não só a rotina da velejada, mas todos os aspectos de uma travessia oceânica: navegação, gerenciamento de víveres, convívio a bordo, turnos no leme. É um passo além do curso básico.

Finalmente, duas vezes por ano faremos uma semana inteira de imersão. São nossos "Explores". O primeiro será para Ilha Grande (Angra dos Reis/RJ), na segunda semana de abril.

Se o curso básico é o básico, como o nome indica, as travessias são o intermediário e os "explores" são o avançado.  Se um aluno passar por todas essas etapas, ai sim, poderá se dizer um velejador e estará capacitado para conduzir seu próprio veleiro, praticamente em qualquer situação.

E vamos no pano mesmo!

4 comentários: