Curso de vela oceânica - novo formato em 2014

Boas!

Desde que iniciamos nossas atividades de Escola de Vela, no Cusco Baldoso Atoll 23, em abril de 2012, nossa proposta sempre foi a de possibilitar uma formação continuada ao futuro velejador. 

A grande dificuldade, nisso, é que aquilo que eu chamo de um curso verdadeiro demanda mais tempo do que as pessoas em geral costumam dispor - ou desejam. Assim, por exemplo, fazer um curso de dez horas e acreditar que se aprendeu a velejar é uma meia verdade. Com certeza estaremos, ao final, menos ignorantes do que éramos no início. Porém, o que são dez horas diante do mar?

Ao longo do ano de 2013, que foi bastante intenso,  pensei muito sobre isso e percebi que alunos meus que retornam e fazem outras aulas, participam de passeios e regatas com certa frequência  têm rendimento muito superior a partir do terceiro embarque. Mais além: isso ocorre de maneira uniforme para todos os alunos. Haveria, então, de existir uma maneira de transportar isso para o curso!

Foi assim que remodelei toda nossa programação para o ano de 2014.

O curso básico, então, passa a ser composto por três aulas - e não mais apenas uma. Mas não é só isso: serão três aulas, ao longo de três dias diferentes, o que possibilita uma vivência muito mais enriquecedora e um vislumbre mais adequado do que é velejar e estar no mar.


Cada aula tem duração de dez horas, sendo abordada toda a teoria trazida na apostila (que é enviada antes, por e-mail, em conjunto com vasto material escrito sobre navegação, marinharia e meteorologia) e acontece sempre no mar, a partir de nossa bases em Guarujá/SP.

As aulas serão pré-agendadas e para solucionar o problema tempo, o aluno poderá fazer essas três aulas ao longo de todo o ano de 2014, de acordo com sua disponibilidade, de forma bastante flexível.

Além do curso básico o aluno poderá participar de uma de nossas travessias de instrução. No primeiro semestre iremos até Bertioga (fevereiro); Ilhabela (março) e Ubatuba (maio). Nessas travessias o aluno ficará dois dias embarcado (sábado e domingo), vivenciando não só a rotina da velejada, mas todos os aspectos de uma travessia oceânica: navegação, gerenciamento de víveres, convívio a bordo, turnos no leme. É um passo além do curso básico.

Finalmente, duas vezes por ano faremos uma semana inteira de imersão. São nossos "Explores". O primeiro será para Ilha Grande (Angra dos Reis/RJ), na segunda semana de abril.

Se o curso básico é o básico, como o nome indica, as travessias são o intermediário e os "explores" são o avançado.  Se um aluno passar por todas essas etapas, ai sim, poderá se dizer um velejador e estará capacitado para conduzir seu próprio veleiro, praticamente em qualquer situação.

E vamos no pano mesmo!

Comentários

  1. Muito Legal Juca!!
    Conte comigo sempre que precisar!!

    ResponderEliminar
  2. Fantástico Juca, bela dinâmica.
    Abraços
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!!! farei tbm atividades para os lobos do mar, me aguardem!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória