segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Arvoredos e Palestra da ABVC Santos

Boas!

Sábado de sol e céu azul. Dia perfeito para velejar, não? Ainda mais após alguns diás de chuva e vento frio!
Não, nem sempre é assim - ainda mais em setembro. No último sábado, dia 21, houve a tradicional Regata de Arvoredos, organizada pelo Iate Clube de Santos. Como de costume foi uma regata "oito ou oitenta": Começou sem vento algum - o que provocou muitas desistências - e terminou com ventos de 42 nós constantes. Eu estava em meu sofá quando a ventania entrou e na hora pensei no pessoal que estava no mar. Não foi sem razão: a coisa ficou complicada, apesar do sol e do céu azul.

Alguns veleiros tentaram voltar para a baía de Santos; outros correram com o tempo e se abrigaram em Bertioga.  Houve velas rasgadas, pane seca, motor quebrado, encalhe e mastro caído (uma cena sempre triste de se ver).



Minha experiência com Arvoredos nunca foi das melhores. Uma vez a fizemos sem problema algum. Em outra, o Meltemi quis subir na Ilha, quando o enrolador falhou. Ano passado, dia 29 de setembro, eu levei a fatídica retrancada. Talvez por isso nem me animei em inscrever o Malagô esse ano. Apenas talvez.

De todas as histórias e estórias que ouvi sobre a regata desse ano, a mais legal foi a do Jefferson Neitzke: no meio da pauleira, ele desligou o motor (para não sofrer pane seca), rizou a genoa, rizou a mestra e conseguiu chegar são e salvo, navegando em solitário - e no pano mesmo - no valente  Atoll 23 Goludo! Parabéns!!!

Já no domingo, a ABVC SANTOS realizou duas palestras na sede náutica do Clube Internacional de Regatas. A primeira, sobre os próximos eventos na região (Encontro das Ilhas e Cruzeiro do Varadouro) proferida pelo VP da entidade, Volnys Bernal e a segunda sobre pintura de obras vivas e obras mortas, proferida por Raymond Grantham. O evento foi muito bem organizado e trouxe muitas informações úteis. Oxalá outras ações desse tipo se repitam por aqui!

E vamos no pano mesmo!





4 comentários:

  1. Respostas
    1. Pior que estava entrando um vento com um cheiro de enxofre do cais que vou te contar... cidade portuária tem dessas!

      Eliminar
  2. É... aqui em Paraty, pegamos o mesmo ao sairmos às 4 da manha de sábado, dia 22/09, retornando para Marina Porto Galo, ventos constantes de 27 nós com rajadas de 35 nós, bons ventos sempre

    ResponderEliminar