sexta-feira, 7 de junho de 2013

- Alô, é do navio?!

Boas!

Durante nossa travessia, ainda em Ilhabela (e antes da quebra do quadrante da roda de leme) o Ivan ficou olhando para os navios no Porto de São Sebastião. Queria ver se encontrava o João Cândido, o maior petroleiro brasileiro. Ele estava impressionado com o navio pois vira uma maquete no museu de São Francisco do Sul/SC. Nenhum deles era.

Mais tarde, já depois da Ilha de Toque Toque, havia um baita "naviozão" fundeado. Ele me perguntou se não seria o João Cândido e eu, santista que vê navios a toda hora (até da janela da casa nova), disse: -"Nada, esse nem é tão grande assim".

Pois é... quando deu para ler o nome do danado, não é que era o João Cândido? Depois dessa bola fora   eu não poderia deixar essa passar em branco. Então perguntei: "- Ivan, você já conversou com um navio?"


O João Cândido foi construído em PE e lançado ao mar em 2012. Possui 274 metros e tem capacidade para transportar  1 milhão de barris de petróleo, o que representa metade de nossa atual capacidade de produção.

Menos de um minuto depois, ouvi o seguinte diálogo:

"- Atento João Cândido, Atento João Cândido, copia veleiro Malagô?
- Malagô, aqui João Cândido  - canal 17.
- João Cândido, aqui é o Ivan, do veleiro Malagô, saindo de Ilhabela com destino ao Guarujá. Vocês poderiam informar se nos veem na tela do radar? 
- Positivo! Qual sua posição?
- Través de Toque Toque.
- Veleiro, não vemos nada não... - foi a resposta após alguns segundos.
- Positivo João Cândido, muito obrigado e QAP 16.
- QAP 16! Boa navegação".




Nosso refletor de radar não foi visto pelo João Cândido, o maior petroleiro brasileiro. Estamos às cegas no mar, ninguém nos vê no radar!!! Preciso reparar isso também, instalando um novo refletor, mais alto e mais eficiente. Haja saldo...

E vamos no pano mesmo!



2 comentários:

  1. Juca onde você arruma essas histórias cara? Hilário, nunca me passaria pela cabeça chamar um petroleiro pelo rádio... ainda mais qual!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um presente para o Ivan, o garoto mereceu depois de vestir a calça marrom pela primeira vez!

      Eliminar