Nova propulsão

Boas!


Esse mês o Cusco Baldoso inaugurou novos meios de propulsão: uma genoa 135 e um novo motor de popa, um mercury 3,3 hp.

O motor está em testes e eu farei um posto específico sobre. Já a vela, feita pelo Arnaldo da Cognac, ficou um espetáculo! O barco está orçando muito melhor e andando bem também. Antes dela eu só tinha a opção de uma buja (que para ventos fracos era um suplício) ou de uma genoa 150%, muito grande para velejada em solitário. A genoa 135% me atende em 95% das situações e dá potência sem virar um tormento.

A nova vela mestra está a caminho. Será full-batten e a retranca ficará mais alta que a atual.

Para ventos fracos/médios o arsenal do Cusco está completo - inclusive o assimétrico tem sido usado. Ontem,  em uma aula de vela bem bacana usei com um aluno e foi uma senhora velejada! Agora é hora de pensar no arranjo para ventos mais fortes. O plano é instalar um estai largável: na hora o aperto, enrolo a genoa e subo a buja de trabalho (acho que uma 90%).

A nova genoa.


Os novos organizadores de cabos.

Comentários

  1. QUE linda vela meu amigo!!
    parece que estavamos com o mesmo pensamento, buscando o melhor jogo de velas.
    Você falou muito bem, nada melhor que testar na prática o que os livros dizem.

    Você tem fotos do punho e do carrinho?

    BV
    Paulo Ribeiro
    veleiro Bepaluhê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso ai Paulo! Não tenho esses fotos, mas vou tirar! abs

      Eliminar
  2. Eita que o Juca tá caprichando no Cusco!! Velas novas, organizador de cabo, motor, etc, etc, etc...e planos de melhorar sempre e mais!! "Yes, we can!!"
    Basta amor pelo que faz. Abraços a todos por aí!!
    ricardo stark - Gaipava

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! É isso ai, aos pouquinhos ele vi ficando legal. Uns anos antes eu arava tudo e fazia de uma vez... mas depois de quebrar muto a cabeça, aprendi que e aos pouquinhos mesmo! abs

      Eliminar
  3. Cmte Juca, eu comprei um motor TOHATSU 3.5 zerinho, na caixa,e vi na internet que essa marca e o mercury são o mesmo motor, você sabe algo sobre isso, se é verdade??
    Veja o post sobre o motor em http://veleirovivre.blogspot.com.br/2012/05/o-novo-motor-do-vivre.html

    Walnei Antunes
    Veleiro Vivre
    http://veleirovivre.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Walnei, tudo bem???!

      Vc fez boa compra sim. Eu tive um 2,5 que tocava o Rio 20 numa boa e nunca deu problema. Esse vai tocar seu barco com folga! A Tohatsu é quem monta os mercury de pequeno porte. A informação procede!

      Eliminar
  4. Juca.

    Eu tenho um Tohatsu 3.5 que é o mesmo Mercury 3.3, sendo que a capa do Mercury é mais prática pra tirar, pois tem fechos ao invés de parafusos. Na partida contra vento forte, com o hélice original, o motor meio que "embuchava" e se mostrava fraco para o peso do Chaposo. Acredito que, num mono, esse problema seja menor. De todo modo, eu resolvi trocando o hélice por um com passo menor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Airton, eu cheguei a te perguntar isso num e-mail no hover, mas acho que vc não viu a mensagem. Eu estou com vontade de trocar o helice tbm. Vc tem a especificação do que vc usou?! abs

      Eliminar
  5. Juca. Complementando meu comentário sobre o motor... Eu fiz três modificações no meu: 1 - Coloquei um moitão na saída do cabo de partida, de modo que eu possa dar partida puxando "pra cima" e não "pra frente" do motor; 2 - Coloquei um passador de marcha de bicicleta pra servir de comando a distância para o acelerador, que retorna à posição de marcha lenta puxado por uma mola; 3 - Troquei o hélice por um de passo menor, pra o motor ter mais facilidade no deslocamento inicial do barco contra o vento forte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa! Vou brincar disso tbm. O moitão é sensacional, pois para mim puar para cima é muito mais fácil!! Valeu!!!

      Eliminar
  6. Parabens pelo blog e dicas , muito uteis ...continue por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opa, opa, amigo Anónimo, rs!!! Bora lá! Bons ventos!

      Eliminar
  7. Valeu Mateus!! Continue sonhando com vento!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória