Esse mês o Cusco Baldoso inaugurou novos meios de propulsão: uma genoa 135 e um novo motor de popa, um mercury 3,3 hp.
O motor está em testes e eu farei um posto específico sobre. Já a vela, feita pelo Arnaldo da Cognac, ficou um espetáculo! O barco está orçando muito melhor e andando bem também. Antes dela eu só tinha a opção de uma buja (que para ventos fracos era um suplício) ou de uma genoa 150%, muito grande para velejada em solitário. A genoa 135% me atende em 95% das situações e dá potência sem virar um tormento.
A nova vela mestra está a caminho. Será full-batten e a retranca ficará mais alta que a atual.
Para ventos fracos/médios o arsenal do Cusco está completo - inclusive o assimétrico tem sido usado. Ontem, em uma aula de vela bem bacana usei com um aluno e foi uma senhora velejada! Agora é hora de pensar no arranjo para ventos mais fortes. O plano é instalar um estai largável: na hora o aperto, enrolo a genoa e subo a buja de trabalho (acho que uma 90%).
A nova genoa. |
Os novos organizadores de cabos. |
QUE linda vela meu amigo!!
ResponderEliminarparece que estavamos com o mesmo pensamento, buscando o melhor jogo de velas.
Você falou muito bem, nada melhor que testar na prática o que os livros dizem.
Você tem fotos do punho e do carrinho?
BV
Paulo Ribeiro
veleiro Bepaluhê
É isso ai Paulo! Não tenho esses fotos, mas vou tirar! abs
EliminarEita que o Juca tá caprichando no Cusco!! Velas novas, organizador de cabo, motor, etc, etc, etc...e planos de melhorar sempre e mais!! "Yes, we can!!"
ResponderEliminarBasta amor pelo que faz. Abraços a todos por aí!!
ricardo stark - Gaipava
Boas! É isso ai, aos pouquinhos ele vi ficando legal. Uns anos antes eu arava tudo e fazia de uma vez... mas depois de quebrar muto a cabeça, aprendi que e aos pouquinhos mesmo! abs
EliminarCmte Juca, eu comprei um motor TOHATSU 3.5 zerinho, na caixa,e vi na internet que essa marca e o mercury são o mesmo motor, você sabe algo sobre isso, se é verdade??
ResponderEliminarVeja o post sobre o motor em http://veleirovivre.blogspot.com.br/2012/05/o-novo-motor-do-vivre.html
Walnei Antunes
Veleiro Vivre
http://veleirovivre.blogspot.com
Grande Walnei, tudo bem???!
EliminarVc fez boa compra sim. Eu tive um 2,5 que tocava o Rio 20 numa boa e nunca deu problema. Esse vai tocar seu barco com folga! A Tohatsu é quem monta os mercury de pequeno porte. A informação procede!
Juca.
ResponderEliminarEu tenho um Tohatsu 3.5 que é o mesmo Mercury 3.3, sendo que a capa do Mercury é mais prática pra tirar, pois tem fechos ao invés de parafusos. Na partida contra vento forte, com o hélice original, o motor meio que "embuchava" e se mostrava fraco para o peso do Chaposo. Acredito que, num mono, esse problema seja menor. De todo modo, eu resolvi trocando o hélice por um com passo menor.
Grande Airton, eu cheguei a te perguntar isso num e-mail no hover, mas acho que vc não viu a mensagem. Eu estou com vontade de trocar o helice tbm. Vc tem a especificação do que vc usou?! abs
EliminarJuca. Complementando meu comentário sobre o motor... Eu fiz três modificações no meu: 1 - Coloquei um moitão na saída do cabo de partida, de modo que eu possa dar partida puxando "pra cima" e não "pra frente" do motor; 2 - Coloquei um passador de marcha de bicicleta pra servir de comando a distância para o acelerador, que retorna à posição de marcha lenta puxado por uma mola; 3 - Troquei o hélice por um de passo menor, pra o motor ter mais facilidade no deslocamento inicial do barco contra o vento forte.
ResponderEliminarBoa! Vou brincar disso tbm. O moitão é sensacional, pois para mim puar para cima é muito mais fácil!! Valeu!!!
EliminarParabens pelo blog e dicas , muito uteis ...continue por favor.
ResponderEliminarOpa, opa, amigo Anónimo, rs!!! Bora lá! Bons ventos!
EliminarLindaa velaa! Parabéns!
ResponderEliminarValeu Mateus!! Continue sonhando com vento!!!
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