segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Gennaker, para encerrar o assunto!

Acho que estou ficando meio bitolado nesse assunto, rs. Mas odeio quando procuro informações na internet e não as encontro, ou se as encontro, mas são escassas. Com o assunto gennaker foi assim, por isso tudo o que eu assimilei estou postando, para ajudar quem estiver na mesma trilha que eu e aprender com quem sabe mais.

Separei algumas fotos da regata Aratu x Maragogipe 2010 para ilustrar melhor as diferenças entre uma gennaker e um spinnaker e demonstrar as regulagens para cada mareação. Os créditos das fotografias vão para o álbum de Roberto de Almeida, no PicasaWeb.
















Nessa foto, por exemplo, vemos uma gennaker (azul e branaca ) e dois balões (spinnakers), um vermelho e outro verde e branco. Notem que a gennaker tem sua amura mais rente à proa do que o balão, que fica preso ao pau de spinnaker. No tope da gannaker vemos, recolhido, o abafador (ou camisinha).















Na fotografia acima vemos uma gennaker regulada para o vento em popa (mais ou menos 150° de vento aparente). Notem que a adriça está mais solta, projetando a vela para a frente do barco.














Por fim, essa bela gennaker, em leve orça.

Bons ventos e desse assunto não trato mais por aqui, pelo menos até aprender algo novo ou interessante sobre o assunto!

2 comentários:

  1. Aqui é o Arnaldo, da Cognac Velas. Deixe-me ser um pouco chato, mas há algumas incorreções nessa questão da regulagem do gennaker (spi assimétrico). Se você me mandar um mail eu lhe passo o meu ponto de vista e depois, se você o achar relevante, posta no seu blog. O meu mail, só para lembrar, é adrianno@openlink.com.br

    ResponderEliminar
  2. Caraca Arnaldo, é óbvio que eu quero ser corrigido por vc! Faço um 'post' "excrusivo" com a correção!!! Fico no aguardo! rrjandrade@yahoo.com.br

    ResponderEliminar