terça-feira, 3 de novembro de 2015

Travessia Ubatuba Buenos Aires - Soneca - Parte 02 - Tiro, porrada e bomba!!!

Boas!

O Soneca deixou o porto de Santos no dia 30/10 com destino a Paranaguá. Foram apenas de genoa e no piloto automático sob ventos de leste (20 nós) e um pouco de mar. A embarcação fez uma excelente singradura: 145 milhas náuticas em apenas 24 horas! Nada mau para um 33 pés. Dessa vez  a tripulação não sofreu (muito) com o balanço das ondas e ao amanhecer do dia 31/10 o barco já estava ancorado no Iate Clube de Paranaguá.

O único detalhe dessa travessia ficou para a equipe de terra que sofreu com uma falha do Spot. O localizador pessoal parou de enviar posições às 10h00 do dia 30/10, quando o veleiro estava no través de Itanhaém. O problema já foi resolvido (aparentemente foi problema com as baterias, mas o Tio não ficou muito convencido) e na manhã de hoje a tripulação deixou Paranaguá com destino a São Francisco de Sul, onde esperarão outra janela de tempo. Há cerca de uma hora o Spot atualizou a posição: través de Guaratuba/PR (metade do caminho para São Chico). Além do Spot o Soneca conta com Epirb - um sinalizador acionado apenas em caso de emergências.


Essa parada não planejada em Guarujá trouxe alguns problemas para a tripulação, que está se virando para gerenciar víveres em excesso e gastos não previstos. O principal problema, contudo, é o atraso na data de chegada ao porto de Rio Grande. A data prevista inicialmente já foi para o espaço e por conta disso o veleiro irá cruzar uma área onde a Marinha do Brasil fará exercícios com tiro real... Será tiro, porrada e bomba!

De São Chico o Soneca partirá, enfim, para Florianópolis eum uma travessia que deve levar um dia e meio.

Para acompanhar em tempo real a viagem do Soneca clique AQUI!

E vamos no pano mesmo!!!



1 comentário: