Ontem foi meu primeiro dia de aula no SENAI. De aula mesmo não teve nada, foram apenas três horas de explicações sobre as normas da escola e o que iremos fazer. A estrutura é excelente e vem gente de longe fazer esse curso, que só existe na unidade Santos do Senai: mecâinico de motor diesel marinizado. E tem mais gente da vela por lá, como meu amigo Luiz Vasques e o Marcelo, que veleja com o Jefferson (ex-Goludo). O Marcelo está fazendo o curso de elétrica, depois de ter feito mecânica de motores de popa. O Luiz está na minha turma.
Eu que sou um eterno e incorrigível autodidata, porém, já andei fuçando no motor do Malagô e aprendi a trocar o filtro de combustível, também conhecido como filtro RACOR.
Esse filtro serve para separar a água proveniente da condensação do tanque e do próprio óleo diesel do combustível, mantendo-o livre dos resíduos sólidos que esse processo tende a formar. O do Malagô, quando eu retirei, estava uma vergonha. Convém trocá-lo de acordo com a especificação do seu motor. No caso do meu, um VW Control, a troca deve se dar a cada cem horas ou um ano. Eu, porém, irei trocá-lo a cada cinquenta horas ou seis meses.
O procedimento para a troca é o seguinte::
a. Primeiro drene o copo inferior. Para isso abra o respiro no suporte superior e depois o dreno inferior do copo.
b.Deposi de vazio retire primeiro o copo do corpo do filtro e depois o suporte superior. No meu caso o copo foi fácil de sair, já o suporte... Dizem que usar uma cinta de couro ajuda.
c. Limpe o inteior do copo e do suporte superior.Mas limpe bem!
d. Antes de apertar o copo, troque o o´ring. É importante passar óleo de motor (lubrifcante) no o'ring, antes, para evitar falso aperto.
e. Encha o filtro com óleo diesel novo e limpo.
f. Coloque o suporte superior novamente, lembrando de apertar bem!
g. Religue a linha de alimentação (um jeito compliocado de dizer: religue as mangueiras de entrada e saída). Não se esqueça de trocar as braçadeiras.
h. Ligue o motor!
Quando eu fiz esse procedimento não sabia que tinha que encher o copo com diesel e deu entrada de ar no sistema e o motor parou, tendo sido preciso sangrar.
Uma dica legal é instalar um "perinha", daquelas que servem para bombear gasolina nos tanques de gasolina externos, na mangueira antes do filtro. Isso ajuda a sangrar o sistema (retirar o ar) e é muito útil não apenas na troca do RACOR, mas também quando entra ar por alguma razão - tanque vazio é uma delas e é bastante frequente. Beber diesel nunca é gostoso...
Depois de instalado a água tende a se acumular no fundo do copo, que não é transparente sem motivo,. Quando o líquido ficar bem claro, é sinal de que há mais água do que óleo no fundo. Drene essa água sempre que isso acontecer.
Falaremos mais sobre esse assunto, ainda que eu prefira faalr sobre VELEJAR!
E vamos de Verana + Teccon mesmo!
Tenho que concordar com duas coisas:
ResponderEliminar1ª - Eu fiz o curso de eletricista residencial, industrial e enrolador no Senai, realmente é uma das, senão a melhor, escola profissionalizante do Brasil!
2ª - Esses dias dei uma golada na gasolina temperada que estava no tanque do motor de popa, não é nada gostoso, da próxima vez vou tentar sem o óleo 2 tempos, deve ser um pouco melhor!