Como substituir o filtro RACOR do motor do veleiro

Boas!

Ontem foi meu primeiro dia de aula no SENAI. De aula mesmo não teve nada, foram apenas três horas de explicações sobre as normas da escola e o que iremos fazer. A estrutura é excelente e vem gente de longe fazer esse curso, que só existe na unidade Santos do Senai: mecâinico de motor diesel marinizado. E tem mais gente da vela por lá, como meu amigo Luiz Vasques e o Marcelo, que veleja com o Jefferson (ex-Goludo). O Marcelo está fazendo o curso de elétrica, depois de ter feito mecânica de motores de popa. O Luiz está na minha turma.

Eu que sou um eterno e incorrigível autodidata, porém, já andei fuçando no motor do Malagô e aprendi a trocar o filtro de combustível, também conhecido como filtro RACOR.

Esse filtro serve para separar a água proveniente da condensação do tanque e do próprio óleo diesel do combustível, mantendo-o livre dos resíduos sólidos que esse processo tende a formar. O do Malagô, quando eu retirei, estava uma vergonha. Convém trocá-lo de acordo com a especificação do seu motor. No caso do meu, um VW Control, a troca deve se dar a cada cem horas ou um ano. Eu, porém, irei trocá-lo a cada cinquenta horas ou seis meses.




O procedimento para a troca é o seguinte::

a. Primeiro drene o copo inferior. Para isso abra o respiro no suporte superior e depois o dreno inferior do copo.

b.Deposi de vazio retire primeiro o copo do corpo do filtro e depois o suporte superior. No meu caso o copo foi fácil de sair, já o suporte... Dizem que usar uma cinta de couro ajuda.

c. Limpe o inteior do copo e do suporte superior.Mas limpe bem!

d. Antes de apertar o copo, troque o o´ring. É importante passar óleo de motor (lubrifcante) no o'ring, antes, para evitar falso aperto. 

e. Encha o filtro com óleo diesel novo e limpo. 

f. Coloque o suporte superior novamente, lembrando de apertar bem!

g. Religue a linha de alimentação (um jeito compliocado de dizer: religue as mangueiras de entrada e saída). Não se esqueça de trocar as braçadeiras.

h. Ligue o motor!

Quando eu fiz esse procedimento não sabia que tinha que encher o copo com diesel e deu entrada de ar no sistema e o motor parou, tendo sido preciso sangrar.

Uma dica legal é instalar um "perinha", daquelas que servem para bombear gasolina nos tanques de gasolina externos, na mangueira antes do filtro. Isso ajuda a sangrar o sistema (retirar o ar) e é muito útil não apenas na troca do RACOR, mas também quando entra ar por alguma razão - tanque vazio é uma delas e é bastante frequente. Beber diesel nunca é gostoso...



Depois de instalado a água tende a se acumular no fundo do copo, que não é transparente sem motivo,. Quando o líquido ficar bem claro, é sinal de que há mais água do que óleo no fundo. Drene essa água sempre que isso acontecer.

Falaremos mais sobre esse assunto, ainda que eu prefira faalr sobre VELEJAR!

E vamos de Verana + Teccon mesmo!



Comentários

  1. Tenho que concordar com duas coisas:
    1ª - Eu fiz o curso de eletricista residencial, industrial e enrolador no Senai, realmente é uma das, senão a melhor, escola profissionalizante do Brasil!
    2ª - Esses dias dei uma golada na gasolina temperada que estava no tanque do motor de popa, não é nada gostoso, da próxima vez vou tentar sem o óleo 2 tempos, deve ser um pouco melhor!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória