Turma 03/2014 e a saga do Lazy Juca!

Boas!

Final de semana agitado esse. Trabalhei  tanto que deu até dó!

Sábado fiz a aula do Básico 01, com a turma 03/2014. Que galerinha animada e divertida! Na tripulação o Casal Diogo e Cristiane, os amigos Kleber e Guilherme e o grande Oscar, que esse ano fará bonito na Refeno (acho até que vou com ele)! Mais legal ainda foi que no sábado a ajudante da vez foi ninguém menos que a Priscila! Essa aula foi chique! O vento ajudou e cumprimos o programa à risca. Dia perfeito e lindo!

Um pouco de teoria, com ajuda do modelo do casco do Malagô.
Cassio e Kleber.

Oscar, Juca e Priscila.

Crhistiane, Guilherme e Oscar.

Em sentido horário Juca (no leme!), Cassio, Christiane, Guilherme e Priscila.

Oscar, Cassio, Kleber e Guilherme.
A já tradicional foto no cais da Boreal.


No domingo fizemos o Básico 02 com parte da turma 02/2014, o casal Diogo e Danielle (aula particular!). Aliás, eu preciso apresentar esses dois casais (Diogo e Danielle e Cassio e Christiane), pois eles têm os exatos mesmos sonhos e objetivos na vela! Nada é à toa! Demos continuidade ao nosso programa e fomos conhecer o mar aberto, fora do abrigo de uma baía. Navegamos até a Ilha da Moela e fomos brindados por um dia espetacular. Só não foi perfeito porque não ventou o suficiente para voltarmos como fomos: no pano mesmo!

Danielle e Diogo, rumo à Moela! 


Moela à vista!
Durante a aula do domingo percebi que meu sistema Lazy Juca precisa de ajustes. Ao invés de argolas eu usei arrulelas. Conceitualmente dá na mesma (ou seja, funciona). Porém, as quinas das arruelas são vivas e com o passar do tempo (muito pouco tempo, aliás) desfiam o amantilho. Não fosse uma intervenção rápida quando estávamos no través da praia do Guaiúba e teríamos ficado sem o danado (que é aquele cabo que sustenta horizontalmente a retranca quando a vela não está içada e que é muito útil quando vamos rizar a vela mestra). Até ai nada muito perigoso, mas uma visita ao topo do mestro seria necessária e eu nem imagino como anda a agenda do Aruã Covo...

Na volta da marina percebi que o motor voltou a esquentar. Ao abrir o compartimento dei conta que enquanto navegávamos a tampa do radiador caiu no porão em um lugar que não consigo apanhar. Resultado foi que comprei duas novas hoje de manhã (para a alegria do André Scalon) em uma autopeças lá em São Vicente (não é qualquer lugar que tem a tampa do radiador do passat 1989, usada no motor diesel Control). Aproveitei e comprei uns tantos litros de aditivo orgânico (monoetilenoglicol) e após fazer uma limpeza no sistema, com "limpa radiador" irei completar o líquido na proporção 50% aditivo e 50% água desmineralizada. E "Jáque" é assim, irei trocar o óleo, o filtro de óleo e o filtro racor (que separa a água do diesel).

Quanto ao Lazy Juca ganhei sete argolas (sem quinas vivas!) do amigo Alan, do Meltemi e irei refazer o sistema, trocando o amantilho.

Saábado faremos o Básico 02 para a Fernanda e o Stewart, da Turma 02/2014 e para o Oscar, da Turma 03/2014. O destino será, mais uma vez, a Ilha da Moela e acompanharemos, sem competir, a regata que dá início ao Campeonato Santista de Oceano de 2014.

E vamos no pano mesmo!


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória