domingo, 25 de novembro de 2012

Travessia 14 Bis

Boas!

No dia 25 de dezembro de 1999 eu e meu amigo Carlos Teobaldo fizemos nossa primeira travessia: de Santos à Bertioga, de caiaque. Foi ai que conheci o canal de bertioga. Depois disso, pelo menos uma vez por mês fazia esse trajeto, saindo do Clube de Regatas Santista (hoje demolido) e indo até o Forte São João.  Eu me achava o máximo, pois a distância era considerável e em menos de cinco horas a cobria com certa facilidade.

Já velejador, em 2005 e após alguns anos sem fazer esse trajeto, peguei meu caiaque vermelho Ferrari e me lancei ao mar. Ao chegar nas proximidades da Base Aérea de Santos  percebi uma movimentação estranha, que persistiu ao longo de todo o canal: vários barcos a motor, alguns poucos caiaques e muitos NADADORES!

Eu ainda não sabia, mas uma vez por ano acontece a travessia 14 Bis, uma bela prova de natação organizada pela Aeronáutica que começa na Base (que fica em frente ao porto de Santos) e termina, justamente, no Forte São João, em Bertioga. Eu que me achava o máximo por fazer aquele trajeto todo no remo, me senti um pouco diminuído em minhas habilidades ao ver que muita gente fazia o mesmo, mas usando o próprio corpo como embarcação!

No início do mês de outubro recebi um e-mail do Felipe Prado, que estava estudando com afinco as peculiaridades do canal e me encontrou na internet por conta do roteiro de navegação do canal. Achei muto interessante, pois ele soube adaptar muito bem as dicas para a navegação embarcada para a prova de natação, tendo tirado muito proveito das peculiaridades de corrente do local.

Ontem, com muita alegria, recebi esse simpático e-mail:

"Juca, muito obrigado pela paciência e dicas sobre o canal. Sou o de camisa branca em terceiro lugar(categoria) no podium . Fiz 5:04 e o que está em primeiro é meu amigo e fez 4:41. 

Ah, passei no meio dos veleiros atracados e pensei: "- Pô sera que o Cusco está aqui?". Na próxima respirada vi ele!!!"



Meus parabéns para o Felipe e para todos os competidores dessa prova, que definitivamente não é para qualquer um!

Bons ventos!


1 comentário: