sábado, 20 de outubro de 2012

Velejar com vento é sempre muito bom!

Boas!

Velejar é uma atividade às vezes frustrante: você passa a semana inteira esperando o final de semana para ir para a água e, quando chega o dia, chove, não venta ou uma manilha e até uma simples cupilhazinha de nada estraga o passeio tão esperado. Mas basta meia horinha que seja em um vento de verdade para toda essa espera ter valido a pena. Velejar é bom de qualquer jeito, mas com vento é muito melhor!

Ontem e hoje dei curso de vela (módulo 01, no canal). Primeiro para o bem humorado André e depois para os divertidos Marcello e  Fernanda (que foi a capitã, algo até então inédito!). Um dia após a outro e tudo tão diferente. Ontem um vento de 27 nós nas rajadas (pela primeira vez dei aula rizado!); hoje o vento ainda forte, mas menos agressivo. Tudo em paz, nenhum incidente sério, exceto pela manilha que segura(va) o moitão do burro, que não aguentou o esforço de ontem e se partiu, tendo sido substituída logo por um cabo de spectra. De semelhante apenas o fato de o vento(ão) ter acabado antes da hora, lá pelas 14h00...

Aqui cabe uma dica: tenha sempre um pedaço de uns dois metros, que possa ser cortado em pedaços menores, de spectra 6mm. Esse cabo tem resistência superior ao aço de mesma bitola e substitui com segurança manilhas e alças, por exemplo, fazendo uma volta ou um simples lais de guia. Os meus cabos eu compro na Náutica 30 Nós!

E vamos no pano mesmo!

O André tocando o Cusco depois de muitas rajadas fortes!

Uma bela asa de pombo.


Marcello e Fernanda, confirmando a vocação do Cusco: barco do amor!
Voando baixo...

Final de tarde na travessia de balsas entre Guarujá e Santos.



3 comentários:

  1. Parabens Juca por semear a vela e criar novos marujos!!!
    Muito bom ver essa foto do lugar onde nasci e fui criado.
    Bons vetos sempre
    Luiz e Mauriane

    ResponderEliminar
  2. Olá! Legal Tê-los por aqui! A foto de Santos deve estar um pouco diferente das suas lembranças, pois agora é um tal de prédio grande para cá e para lá. A cidade está querendo virar São Paulo, rs. Bons ventos, sempre!

    ResponderEliminar
  3. Oi Juca, boa a dica do cabo de espectra. Coisa simples que pode safar a gente em muitas situações.
    Abraço e BV!
    Carlos Cravo

    ResponderEliminar