Substituição de anteparas, parte II

Boas!

Os trabalhos para a substituição das anteparas continua, mas está quase acabando. O tal do trabalho (aquele, que paga as contas) me pegou de jeito e apenas hoje pude ir até a marina continuar a obra.

Um cuidado que tive com todas as madeiras - não apenas as das anteparas, mas todas as do barco - foi passar uma camada de resina epoxy - Tubolit, scuna, 9100. A resina encapsula a madeira e, no caso dos compensados de cedro, impregna o laminado. A umidade e até a água, então, deixam de produzir danos à madeira, aumentando a longevidade. Eu  espero não ter que mexer nisso nos próximos dez anos!

A instalação das anteparas  foi algo " não tão complicado demais, mas nem tão simples assim", como diz a música daquele moço que mora pertinho daqui de casa... No útlimo post eu disse que o céu não desabou sob minha cabeça -é verdade. Mas ele cedeu um pouco, sim. Eu devia ter escorado o teto antes de tirar as anteparas. Fica a dica!

Que fiz eu?

Com a ajuda do Pirulão, meu marinheiro fiel de todas as horas - subi o teto usando um macaco. Mas não foi uma operação muito tranquila. A cada centímetro que o teto subia, o paineiro (ou o chão) baixava e fazia um terrível "créc". Foi tenso e nessas  horas eu não sou tão cauteloso quanto no mar: paguei para ver!

Deu certo, mas não foi sensato. A escora do teto é uma providência muito mais acertada.




A próxima etapa é prender os reforços dos fuzis dos brandais nas anteparas principais (ai já dá para voltar a velejar), laminar as anteparas no casco (resina engrossada com aerosil) e aproveitar para consertar quatro pequenas fraturas na fibra do teto e continuar com o verniz...

E vamos no pano mesmo!

Comentários

  1. Aonde for pegar sol pinte, pois só assim vai durar 10 anos, se puder verniz poliuretanico por dentro, quantas demãos vc puder pagar...

    ResponderEliminar
  2. Grande Roger! É esse verniz (dolorido $$)- que eu estou usando... Abs e bons ventos!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória