sábado, 4 de agosto de 2012

Substituição de anteparas, parte II

Boas!

Os trabalhos para a substituição das anteparas continua, mas está quase acabando. O tal do trabalho (aquele, que paga as contas) me pegou de jeito e apenas hoje pude ir até a marina continuar a obra.

Um cuidado que tive com todas as madeiras - não apenas as das anteparas, mas todas as do barco - foi passar uma camada de resina epoxy - Tubolit, scuna, 9100. A resina encapsula a madeira e, no caso dos compensados de cedro, impregna o laminado. A umidade e até a água, então, deixam de produzir danos à madeira, aumentando a longevidade. Eu  espero não ter que mexer nisso nos próximos dez anos!

A instalação das anteparas  foi algo " não tão complicado demais, mas nem tão simples assim", como diz a música daquele moço que mora pertinho daqui de casa... No útlimo post eu disse que o céu não desabou sob minha cabeça -é verdade. Mas ele cedeu um pouco, sim. Eu devia ter escorado o teto antes de tirar as anteparas. Fica a dica!

Que fiz eu?

Com a ajuda do Pirulão, meu marinheiro fiel de todas as horas - subi o teto usando um macaco. Mas não foi uma operação muito tranquila. A cada centímetro que o teto subia, o paineiro (ou o chão) baixava e fazia um terrível "créc". Foi tenso e nessas  horas eu não sou tão cauteloso quanto no mar: paguei para ver!

Deu certo, mas não foi sensato. A escora do teto é uma providência muito mais acertada.




A próxima etapa é prender os reforços dos fuzis dos brandais nas anteparas principais (ai já dá para voltar a velejar), laminar as anteparas no casco (resina engrossada com aerosil) e aproveitar para consertar quatro pequenas fraturas na fibra do teto e continuar com o verniz...

E vamos no pano mesmo!

2 comentários:

  1. Aonde for pegar sol pinte, pois só assim vai durar 10 anos, se puder verniz poliuretanico por dentro, quantas demãos vc puder pagar...

    ResponderEliminar
  2. Grande Roger! É esse verniz (dolorido $$)- que eu estou usando... Abs e bons ventos!!!

    ResponderEliminar