sexta-feira, 18 de maio de 2012

A adriça da genoa e "otras cositas mas"...

Boas!

Nos próximos dias vou começar uma série de posts sobre o Atoll 23. A exemplo do que fiz com o Rio 20, espero que nosso espaço vire referência para dados técnicos desse outro projeto do Cabinho. Semanalmente recebo muitos e-mails de pessoas interessadas em velejar (em geral), no Rio 20 e no Atoll 23 e espero prestar um serviço à altura da gentileza dos leitores do blog (que para minha surpresa, são muitos!)

Hoje foi dia de mudanças no Cusco Baldoso. Troquei a adriça da genoa (uma novinha está vindo ai, não é  mesmo Sr Arnaldo Andrade?!). A antiga era original do barco, estava puindo e eu simplesmente não me sinto confortável com essa situação. Uma vergonha, como diria o poeta... Esse era o último cabo original do barco, já troquei todos os outros.

A nova adriça tem 20 metros (o suficiente para descer o distorcedor do enrolador inteiro e ainda sobrar), 8 mm e é de admiral dyneema sk 75 (spectra), com capa de poliéster (importante, pois há abrasão nas polias e nos stoppers).  Comprei na Náutica 30 Nós, capitaneada pelo amigo Sandro e que tem ótimos produtos e, mais importante do que isso, ótimos preços. A carga de ruptura é absurda: 3.900 kg/f! Ou seja, se ela arrebentar por esforço, o mundo acabou.  Aproveitei e subi no mastro novamente para ajeitar o ponto da adriça do assimétrico. Vou testar amanhã, mas creio que "agora deu" e não teremos mais  enroscos, ok Capitão Stark?!


O Cusco Baldoso adota as seguintes medidas e configurações de cabos:


1. Adriça da mestra: 16 metros, 8mm, pré-estirado, cordoaria São Leopoldo (verde).
2. Adriça da genoa: 20 metros, 8mm, admiral dyneema sk 75 (branco com detalhes em vermelho).
3. Adriça da gennaker: 16 metros, 6mm, admiral dyneema sk 75 (cinza sólido).
4. Amantilho/mestra: 12 metros, 2mm,  pré-estirado, Cordoaria São Leopoldo.
5. Burro: 03 metros, 6mm, admiral dyneema sk 75 (cinza sólido).
6. Escota vela mestra: 12 metros (a confirmar), 8mm, pré-estirado, Cordoaria São Leopoldo (azul);
7. Escotas da buja/genoa: 10 metros, 8mm, pré-estirado, Cordoaria São Leopoldo (vermelho/amarelo);
8. Escota da gennaker: 10 metros, 6mm, admiral dyneema sk 75 (cinza sólido).
9. Cabo do enrolador: 12 metros, 6mm,  admiral dyneema sk 75 (branco e vermelho).
10. Cabos do sistema de rizo automático (que também controla a tensão na testa da vela mestra): 6 metros (total) admiral dyneema sk 75 (cinza sólido).

Uma preocupação que sempre tive em meus barcos e que recomendo é usar cabos de cores diferentes o máximo possível. Quando se tem gente não habituada com a vela ou com o barco é muito mais fácil dizer: "-Por favor, me passe o cabo vermelho?", do que "-Por favor, me passe a escota de bombordo da genoa?. Nas aulas de vela esse sistema também tem ajudado muito.

E é isso ai, vamos que vamos!

2 comentários:

  1. Excelente post Juca! Encontrei o site dos representantes da São Leopoldo no Rio: http://www.cslmarinharia.com.br, neles as adriças de 8 mm estão sendo vendidas por R$ 3,56 o metro. Estou pensando seriamente em comprar as adriças logo de Dyneema.

    ResponderEliminar
  2. Juca por acaso vc sabe a relação dos cabos de um j24 .

    ResponderEliminar