segunda-feira, 23 de abril de 2012

Previsão do tempo...

Boas!


Dia desses comentei aqui no blog sobre o serviço meteoromarinha, prestado pela Marinha do Brasil no site: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/. No começo o linguajar parece um tanto complicado, mas na verdade a coisa é bem simples. No boletim, que tem duas rodadas diárias (00h00 e 12h00), são trazidos avisos de mau tempo, avisos de vento forte (força 7 para mais) e de mar grosso, por exemplo. 

É feita, ainda, a análise do tempo, no geral e em específico para cada região do litoral brasileiro, identificada por uma letra do alfabeto fonético. A maior parte do litoral sudeste do Brasil fica na área Charlie (verifique onde fica sua área aqui!), mas esta área também sofre influência da área Bravo (atenção!). 

Fazem parte do serviço as cartas sinóticas, representações gráficas dos fenômenos atmosféricos em andamento, como esta:



 Para entendê-las melhor é preciso, porém, dominar a principal simbologia:


/



A muito grosso modo e de uma forma extremamente simplista (atenção!) pode-se esperar tempo bom quando se está sob uma zona de alta de pressão, e tempo ruim quando se está sob ou perto de uma baixa, de uma frente fria ou de um cavado (aréa de instabilidade, que pode virar uma frente fria). Por isso não se fie apenas na carta, leia o boletim e consulte outros sites, como o windguru e o climatempo.

Lembre-se: consulte sempre a previsão do tempo antes de se fazer ao mar!

E vamos que vamos!


2 comentários:

  1. Muito bom!! Simples e de fácil entendimento. Já pode mudar o nome de Blog prá Apostila Nautica!!

    ResponderEliminar
  2. kkkk, apostila náutica é o blog do Elmo! Já passou por lá?! Tem o link ai do lado esquerdo - coisas de barco. O Elmo sim entende do riscado!!! Bons ventos, baloneiro!

    ResponderEliminar