segunda-feira, 19 de março de 2012

Enrolador de gennaker

Boas!


Não é apenas a genoa que pode ser enrolada. O assimétrico, ou gannaker - de que já tratamos aqui no blog antes - AQUI! - também pode usar um enrolador. Este, ao contrário dos enroladores de genoa, não possui foil nem qualquer perfil fixo e após o uso é guardado dentro do barco. Além disso o cabo não enrola no tambor: gira em volta infinita. No Brasil a NAUTOS fabrica um sistema interessante e eu ando tendo ideias...



Bons ventos!

5 comentários:

  1. Olá Juca, lindas as suas matérias.
    Dá uma olhada no enrolador de gennaker da marca Facno (Assym FX). Pelo que eu pude ler em alguns foruns é o queridinho dos cruzeiristas.
    Fácil de montar e de operar.
    Abs
    Paulo
    Bepaluhê

    ResponderEliminar
  2. Grande Paulo!
    Obrigado pela dica e bons ventos!!!
    Ah! Quero conhecer o Bepaluhê!!!

    ResponderEliminar
  3. Será que dá pra colocar um na genoa sem perfil?

    ResponderEliminar
  4. Boas Roger!
    A nautos e a harken têm um sistema assim, de enrolador de genoa sem foil. No meu Rio 20 eu usava; no daysailer tbm (baita de uma viadagem rs). Vai bem em barcos pequenos, até 20 pés. O tambor não é muito grande e o cabo acaba tendo que ser mais fino. Em a vela de proa tendo mais do que 3 metros de esteira, ele além de não enrolar ela toda machuca a mão. Mas se a vela for menor do que isso, sem problemas. Eu ainda tenho o meu, se vc quiser experimentar, é só dar um toque. O atoll 23 usa enrolador Nautos. Mas se eu fosse comprar um enrolador hoje, optaria pelo Alado. Bons ventos!

    ResponderEliminar