Enrolador de gennaker

Boas!


Não é apenas a genoa que pode ser enrolada. O assimétrico, ou gannaker - de que já tratamos aqui no blog antes - AQUI! - também pode usar um enrolador. Este, ao contrário dos enroladores de genoa, não possui foil nem qualquer perfil fixo e após o uso é guardado dentro do barco. Além disso o cabo não enrola no tambor: gira em volta infinita. No Brasil a NAUTOS fabrica um sistema interessante e eu ando tendo ideias...



Bons ventos!

Comentários

  1. Olá Juca, lindas as suas matérias.
    Dá uma olhada no enrolador de gennaker da marca Facno (Assym FX). Pelo que eu pude ler em alguns foruns é o queridinho dos cruzeiristas.
    Fácil de montar e de operar.
    Abs
    Paulo
    Bepaluhê

    ResponderEliminar
  2. Grande Paulo!
    Obrigado pela dica e bons ventos!!!
    Ah! Quero conhecer o Bepaluhê!!!

    ResponderEliminar
  3. Será que dá pra colocar um na genoa sem perfil?

    ResponderEliminar
  4. Boas Roger!
    A nautos e a harken têm um sistema assim, de enrolador de genoa sem foil. No meu Rio 20 eu usava; no daysailer tbm (baita de uma viadagem rs). Vai bem em barcos pequenos, até 20 pés. O tambor não é muito grande e o cabo acaba tendo que ser mais fino. Em a vela de proa tendo mais do que 3 metros de esteira, ele além de não enrolar ela toda machuca a mão. Mas se a vela for menor do que isso, sem problemas. Eu ainda tenho o meu, se vc quiser experimentar, é só dar um toque. O atoll 23 usa enrolador Nautos. Mas se eu fosse comprar um enrolador hoje, optaria pelo Alado. Bons ventos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

De Ubatuba a Santos

De Vitória a Recife

De Santos à Vitória