Do Rio de Janeiro a Santos...

Boas!

Como planejado, saímos às 04h00 do sábado (02/04/16) da piscina do Iate Clube do Rio de Janeiro.  Ainda estava bastante escuro. Seguimos a dois nós, prestando bastante atenção nos veleiros apoitados e nas bóias de poitas vazias. Na altura da laje que fica aos pés do Pão de Açúcar guinamos à boreste e ganhamos o canal que leva da Guanabara ao mar aberto.  A cidade do Rio de Janeiro dormia e exibia apenas os contornos de seus morros. O Cristo Redentor, iluminado, parecia flutuar. Na tripulação eu, o dono do barco e o Marcelo.

Aumentamos o giro do motor e subimos a vela mestra. Nossa derrota era bastante simples: passar as Cagarras por bombordo (ou seja, passar por dentro do arquipélago, do lado da praia) e, de lá, colocar a proa na Ponta do Boi, do lado de fora da Ilhabela (evitado por quase todos  que passam por ali); da Ponta do Boi o waypoint seguinte era a Ilha da Moela, já na porta de casa, aqui em Guarujá. Duzentas milhas náuticas, redondas.  

Para evitar problemas combinamos algumas coisas ainda no restaurante do ICRJ: eu seria o capitão; ordens não seriam questionadas, mas apenas cumpridas (explicações didáticas viriam apenas depois de feita a faina) e haveria turnos de duas horas para cada um vigiar o leme e a navegação, sem concessões. 

Nosso combinado foi seguido à risca e o resultado foi uma viagem tranquila, sob um céu de brigadeiro, azul que chegava a doer de dia; estrelado ao infinito à noite e um mar de Almirante. Fizemos a navegação em carta de papel, com marcações visuais e auxílio do GPS. Se eu pudesse acrescentar alguma coisa seria apenas vento! Mas ai seria perfeito e, a perfeição utópica, não existe...

Seguem as principais anotações do diário de bordo:

02/04/2016
04h00 - Saída Iate Clube Rio de Janeiro. Maré vazando. Sem vento.
05h45 - Ilhas Cagarras. Colocamos no rumo da Ponta do Boi.
07h27. Través Ilhas Tijucas. 
08h00 - Café da manhã.
09h02 - Abrimos a genoa.
09h45 - Vento N. Velejamos bem até 10h20. Vento sumiu novamente.
10h30 - Través da Ilha Rasa de Guaratiba.
13h00 - Almoço - lasanha. Ainda com sinal celular. 
13h25 - Través da Laje da Marambaia. Fim do sinal celular.
13h30 - Vento de SW. Aterramos para aproveitá-lo, mas isso mudou nosso rumo e nos forçará a fazer IB pelo canal. Compensa?
14h00 - Vento acabou. Enrolamos a genoa. Reaproamos para a Ponta do Boi.
15h00 - Través da Ilha da Marambaia. Abrimos a genoa.
16h39 - Golfinhos na proa!!! Través da Ilha de Jorge Grego, na Ilha Grande.
17h10. Fizemos contato com o navio Mercosul Santos por rádio VHF. Ele nos vê no radar. Passou previsão do tempo. 
18h00 - Acendemos luzes de navegação.
18h44 - Través da Ponta da Joatinga. Ao longe vemos apenas luzes que acreditamos ser de Angra ou Paraty. Impossível definir a linha da costa.
23h25 - Través da Cabeça do Índio. Estamos em São Paulo novamente!

03/04/2016
02h20 - Través da Ilha Vitória. Golfinhos aos montes ao lado do barco.
04h00 - Través da Ilha de Búzios. Lua no céu.
05h20. Entrou um vento de 30 nós na Ponta do Boi. O barco atravessou. Aproamos e baixamos a vela mestra, seguindo apenas de buja com vento pela alheta. Tripulação nota dez! 
07h45 - Terminamos Ilhabela. Sinal de celular retornou. Levantamos a mestra novamente.
09h45 - Través de Alcatrazes. Alarme de colisão com navio no AIS. Desviamos para BB. Passou a uma milha, sentido oposto.
11h45 - Través de Boraceia.
15h41 - Través da Ilha da Moela.
17h03 - Marina em Guarujá. Fim da travessia.

E Vamos no pano mesmo!!!

Galeria:



















Comentários

  1. +- 37 horas o que dá mais de 5 kt de média!!
    Excelente !! E quase sem vento.....
    Parabéns!! Cmte. Juca e Tripulação!!

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    Respostas
    1. Pois é, Vovô!A media foi boa, mas é pq havia muito motor nessa história. No vento o barcão é rápido, mas no motor às vezes fivaca a baixo de 5 nós. E ventoi foi uma coisa que vimos pouco nessa travessia. Bons ventos Ricardo!!!!

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  2. Parabéns pela travessia!!!!

    Qual era o barco, Juca?

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    Respostas
    1. Obrigado, Lauro! Pena não termos nos visto ai no RJ dessa vez! Bons ventos!!!

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