quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cusquinho...

Boas!

Ainda ano passado construí (em ply-glass) um dingue D-5 para servir de apoio ao Cusco. O barco estava em Paraty e um caíque fazia muita falta. Ele ficou pronto em dezembro, mas eu nunca o levei para "o paraíso". Acabei comprando um inflável usado no sistema pague quando puder, por lá mesmo. Deixei o D-5 aqui na garagem até mês passado. Agora não quero outra vida! Que botinho legal!!! Leve, rápido, indiferente à forte correnteza do canal. Ele tem excelente reserva de flutuação (aguenta com folga eu e o Pirulão - 75 kg + 130 Kg) e mesmo totalmente cheio de água, não afunda. Ele é bem leve - mais que o inflável! - e é bem simples de estivar no convés. Eu apenas achei que o motor 3,3 hp é muito forte para ele, além de afundar muito a popa do barquinho. 

Cusquinho, Dinghy D-5

O Pirulão tocando o Cusquinho...



Já as anteparas estão praticamente terminadas. Falta apenas instalar os reforços laterais - dois sarrafos de cedro rosa, em cada antepara. Aproveitei e fiz um "envelope de madeira" (compensado de cedro naval, 6mm, com a borda que dá a profundidade feita com sarrafos de cedro rosa 20mm x 20mm), próximo à mesa de navegação, para levar os quadros resumo RIPEAM, tábuas da maré e alguns documentos. O barômetro será instalado na face desse envelope. Na foto ele ainda estava sem verniz, apenas com resina epoxy.











E vamos que vamos!

6 comentários:

  1. Puxa Juca!! Tá ficando Show!! Parabéns !! O Cusco e o Cusquinho!!
    Abraços !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo! Primeiramente, força para vcs nesse momento. Valeu pela força de sempre e já pode separar um fds de setembro para a gente ir lá no Montão de Trigo!!!

      Eliminar
    2. Oi Juca.
      Obrigado pela amizade e carinho. Quando precisar tripulante já tô engajado!!
      Bons Ventos!!

      Eliminar
  2. Fala ahe Juca. Tô com o desenho do D4 para fazer pra apoio do TikiRio, o que vc acha? E o trabalho nas anteparas ficou legal...meta filete nas juntas.

    Abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roger! EU gostei muito do barquinho, tanto aposentei o inflável! Como vc tem o talento que me falta, faria ele de boto de apoio, mas na versão "veleirinho" - o meu está apenas bote. Eu fiz um filete inicial, como na foto. Depois de curado, fiz outro mais grosso e devo fazer outro. Abs!

      Eliminar