Boas!
Essa discussão nasceu em paralelo a outro assunto, no fórum da revista náutica.
A seguir algumas observações feitas pelo Arnaldo Andrade, da Velaria Cognac (21 - 2635-9313) sobre questão minha acerca da possibilidade de eventual modernização/atualização do plano vélico do Rio 20:
"Sim, a modernização dos planos vélicos da década de 60-70 é quase sempre possível e no Rio 20 isso não é exceção.
Muito resumidamente:
- Os brandais recuam, as cruzetas crescem e ficam anguladas e os fusis vão para a borda. Os brandais também descem ligeiramente para deixar um topezinho livre para o spi assimétrico. Isso deve permitir o aproveitamento dos brandais principais e, possivelmente, os de força também. - O estai de proa desce ligeiramente no tope do mastro
- O estai de popa desaparece e o máximo que se pode imaginar é algo tipo um cabo de spectra para engatar no fusil de popa quando você estiver muito rizado (linha horizontal pontilhada em vermelho a meia altura) ou quando só estiver velejando de buja, na porranca.
-A genoa some e é substituída por uma buja Solent (mas não auto-cambante pois essa seria muito pequena).
- A mestra passa a ser aluada, possivelmente "square top". - O barco ganha um gurupés e um spi assimétrico. Uma super genoa bem leve (drifter) com testa volante também pode ser pensado para os "mordidos" pelo desempenho".
(c) Arnaldo Paes de Andrade
Deu coceira?! Então liga para o Arnaldo!
Bons ventos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
-
Boas! Agora há pouco acessei pela primeira vez a área de estatísticas do blog . Levei um susto. E não é que tem muita gente que lê o que esc...
-
Boas! Todas as embarcações que possuem rádio VHF a bordo devem possuir uma licença emitida pela Anatel. O processo para a obtenção dessa...
-
Boas! Nosso Fast 230, o Grandpa, está equipado com um GPS Garmin 441s, aparelho que traz chartplotter (carta naútica) e sonda (ecobatím...
Sem comentários:
Enviar um comentário