segunda-feira, 11 de março de 2019

2ª Etapa Copa Cusco Baldoso de Veleiros Fast 230

Boas!

No último dia 09 de março realizamos a 2ª Etapa da Copa Cusco Baldoso de Veleiros Fast 230, aproveitando a Regata Volta a Ilha das Cabras, organizada pelo Iate Clube de Santos.

Tivemos dezesseis tripulantes, distribuídos em quatro veleiros Fast 230: Grandpa, Mixuruca-Nit, +Bakanna e Pitanga. A largada aconteceu às 12h09, no través da Ilha das Palmas, ainda dentro da baia de Santos. 

Apesar do dia bonito de sol, o vento não ajudou muito. Houve muitos "buracos" de vento e a maior parte dos barcos desistiu da prova antes mesmo de chegar na Ilha da Moela, uma das marcas da regata de percurso. Ainda assim, nossas tripulações lutaram até o limite do tempo para completar a prova.

O veleiro Mixuruca-Nit foi um duplo destaque. Primeiro por ter completado a prova, classificando-se em quinto lugar entre todos os veleiros da classe RGS. Segundo por ter passado por uma situação inusitada. No meio da prova, com balão em cima, a tripulação ouviu gritos de "socorro". Como isso não era muito esperado ali, tão distante da praia, olharam com mais atenção e viram um pessoa, com colete, boiando no meio do mar e pedindo socorro freneticamente.

O Mixuruca-Nit, então, mudou seu rumo e fez o resgate do náufrago. A bordo, João Wellington contou que estava na garupa de uma moto aquática. O condutor do jet, porém, estava fazendo manobras muito radicais que o deixaram assustado. A "solução", então, foi deixar a garupa na água, "esperando" enquanto as manobras eram feitas. O problema é que o condutor do jet não conseguiu mais achar o amigo, que ficou a deriva. Para piorar, diversas lanchas passaram por ele em alta velocidade e, mais grave, sem fazer ideia de que ele estava por ali. Foi feita a comunicação para a Comissão de Regatas e o Corpo de Bombeiros concluiu a operação. O Mixuruca-Nit, ressalte-se, fez tudo isso sem abandonar a prova - apenas abaixaram o balão durante o resgate o içaram novamente quando a missão estava concluída. A embarcação cruzou a linha de chegada às 17h06.

A 3ª Etapa da Copa Cusco Baldoso de Veleiros Fast 230 será no dia 06/04, sábado, na baia de Santos.

E vamos no pano mesmo!


COPA CUSCO BALDOSO DE VELEIROS FAST 230 - RANKING 2019
VELEIROS
1º -  Mixuruca-Nit - 02 pontos
2º -  Pitanga - 07 pontos
3º -  +Bakanna - 08 pontos
4º -  Grandpa - 09 pontos


TRIPULANTES

1º LUGAR
Luis Claudio Bolognesi

2º LUGAR
Eduardo Motta

3º LUGAR
Luciano Gondim






















Sem comentários:

Enviar um comentário