CURSOS DE VELA OCEÂNICA




 JUCA ANDRADE
CAPITÃO AMADOR
2019

Nossa escola oferece três modalidades de cursos: o curso básico (CBVO # 101 e 102 ), as travessias de instrução (intermediário - CBVO # 107) e os Explores (avançado - CBVO # 108). Além disso, temos o "teste de vela", que seria uma espécie de pré-curso.

O teste de vela pode ser o caminho inicial. Levamos você para velejar durante duas horas. No dia certo, no vento certo, no barco ideal. O investimento é módico e 50% do valor pode ser abatido do valor total do curso básico, caso você decida fazê-lo (o que temos certeza que acontecerá!).

Já para aprender a velejar  o caminho é o curso básico, que se destina aqueles que ou não sabem velejar, ou se sabem têm pouca experiência com a vela em geral ou velejam apenas em represas. É composto pelo seguinte programa:

CBVO # 101 - Introdução à vela de oceano.

Na primeira aula o aluno é apresentado à teoria básica de vela trazida no livro Teoria Básica de Vela Oceânica, de Juca Andrade. Depara-se com a física do velejar. Aprende a nomenclatura básica e a identificar as partes do veleiro, o funcionamento dos equipamentos e os nós básicos. Abordamos nessa aula regras de segurança e salvatagem. Após uma exposição de cerca de duas horas saímos para velejar em orça, través e popa. A parte teórica acontece em terra e a prática no mar, área de navegação abrigada.

Duração da aula: entre 09h00 e 17h00.

Confira o vídeo:



CBVO # 102 -  Fundeio, Manobras de mau tempo e introdução à navegação costeira.

Continuando a instrução básica e tendo o aluno condições de conduzir um veleiro em qualquer rumo, novos conhecimentos são agregados: a regulagem fina das velas é aprimorada e o aluno aprende, ainda, a: rizar velas; manejar as velas em ventos folgados, a fundear da maneira correta e as manobras de "homem ao mar", capa como enfrentar o mau tempo. Nessa aula o aluno é também apresentado à navegação eletrônica: GPS e Rádio VHF. Uma vez munido dos conhecimentos essenciais mínimos, essa parte do curso básico também consiste em levar os alunos "lá fora", conhecer o oceano, nos limites da navegação costeira - mar aberto em área não abrigada. A aula acontece parte em área de navegação abrigada e parte em área não abrigada, de acordo com a classificação da Marinha do Brasil.

Duração da aula: entre 09h00 e 17h00.

Confira o vídeo:





CBVO # 103 - Intermediário.

Para complementar sua formação, além do curso básico o aluno deverá fazer, também, o  curso intermediário. Nessas travessias o aluno ficará dois dias embarcado (pernoite a bordo), vivenciando não só a rotina da velejada, mas todos os aspectos de uma travessia oceânica: navegação, gerenciamento de víveres, convívio a bordo, turnos no leme e navegação noturna. É um passo além do curso básico. Há, ainda, o estudo sobre regulagem de velas.

O embarque é feito  até às 9h00 do sábado e o desembarque é previsto para as 16h00 do domingo.


CBVO # 104 - Extensão  - Embarque para a prova de arrais amador.

O candidato a arrais amador deve comprovar o embarque mínimo de seis horas, durante as quais deve ser cumprido o programa previsto para essa habilitação, a primeira da categoria dos amadores. Nossa escola de vela faz  um embarque específico para isso, seguindo todas as normas da Marinha do Brasil, a partir de nossa base Guarujá e em parceria com a Escola Náutica do Guarujá.


Duração da aula: 06h00 de aula, em data a ser combinada diretamente com o instrutor.


A duração da aula varia de acordo com as características do aluno.

CBVO # 105 - Avançado

Nesse curso, de total imersão, o aluno faz uma navegação oceânica de verdade, afastando-se da costa além do limite de mestre amador e da navegação costeira. Navega-se  sem contato visual com a costa (horizonte 360º) e em qualquer condição de vento e mar. Há navegação diurna e noturna. Fazemos nesse curso uma navegação típica de capitão amador. 

O embarque é feito  até às 7h00 do sábado e o desembarque é previsto para as 18h00 do domingo.

HÁ TURMAS TODOS OS FINAIS DE SEMANA.

PARA CONSULTAR NOSSA AGENDA E FAZER SUA INSCRIÇÃO ENVIE UM E-MAIL PARA: CUSCOBALDOSO@GMAIL.COM ou CAPITAO@CUSCOBALDOSO.COM








Coordenação Geral Juca Andrade

Capitão Amador
Whatsapp (13) - 99 771 20 40


(c) 2012 - 2019 Cusco Baldoso Experiências em Vela Oceânica
CNPJ(MF) 15.438.156/0001-26

23º 30' 434 S
45º 06' 751 W