quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Como instalar a sonda do GPS Garmin sem furar o casco.

Boas!

Nosso Fast 230, o Grandpa, está equipado com um GPS Garmin 441s, aparelho que traz chartplotter (carta naútica) e sonda (ecobatímetro/profundidade). No começo do mês nosso amigo e sócio no barco Cassio Souza instalou a nossa sonda, de forma que agora possuimos dois ecobatímetros: o antigo e o do GPS.

Pouca gente sabe, mas é possível instalar a sonda por dentro do casco, sem precisar fazer nenhum furo. O melhor é que isso é bem fácil e barato e pode ser feito por vc mesmo. Entenda o que o Cassio fez:

1. Escolha um lugar próximo à proa do barco. O ecobatímetro não indica a profundidade do leito marinho à frente, mas sim a profundidade de um eixo cônico a partir de onde ele está instalado. Fazer a instalação na popa, por exemplo, poderá trazer uma indicação de profundidade diferente  do que aquela que há na proa. Em um barco de sete metros de comprimento, como o Grandpa, é perfeitamente possível a popa indicar dois metros de profundidade enquanto sob a proa há apenas um metro. O resultado nesse caso seria encalhe ou colisão na certa! Com a sonda à vante se a coisa começar a ficar complicada pode ser que ainda dê para manobrar e safar a onça. Por isso instale a sonda o mais a vante que for possível. 



No caso do Grandpa o Cassio escolheu o paiol de proa.

2. Uma vez determinado o local, limpe bem a fibra e retire o máximo que for possível de sujeira e gorduras. Com um pouco de estopa use 'solução desengordurante' para essa limpeza, produto vendido em lojas de materiais de construção e tintas.



3. Compre um cano de esgoto largo e alto o suficiente para caber a sonda inteira com uma sobra na altura. È importante comprar a tampa também, pois é dela que sairá o fio para o GPS. Fixe o pedaço de cano com adesivo de base epoxy no casco. Ele deve ficar bem fixo e não pode permitir vazamentos - isso é muito importante!


4. Após passar o fio pela tampa e posicionar a sonda rente ao casco, preencha o interior do cano - com a sonda dentro - com creme rinse (Neutrox!) ou gel para ultrassom. Depois disso tampe o cano e cole a tampa, para evitar que o líquido interno vaze.  A função desse líquido é evitar a presença de ar entre o casco e a sonda. Àgua não serve, pois cria bolhas e bolsões de ar com o movimento.





5. Pronto. A sua sonda deve estar funcionando. A nossa está operando 100%, tanto na água quanto com o barco no seco (foto). Um pequeno inconveniente é que com esse método a gente perde a temperatura a água, pois a indicação que o equipamento faz é a temperatura do líquido em que está imerso, mas é melhor e menos complicado do que furar o casco.


Essa técnica não funciona bem em barcos de madeira, mas apenas em cascos de fibra, aço e alumínio. No Malagô, onde temos um Garmin 541s, tivemos que instalar a sonda por fora. 

E vamos sondando mesmo!

8 comentários:

  1. Vale dizer que em cascos tipo sanduiche, geralmente com PVC ou espuma entre camadas de fibra, também podem ser problemáticos para este tipo de instalação, já que podem ter bolhas de ar entre as camadas de fibra. Bons ventos! Fredy - Velamar Nautica.

    ResponderEliminar
  2. O Furioso é em sanduíche, mas com madeira. Eu também instalei a sonda pelo lado de dentro retirando a laminação e a madeira fazendo um poceto junto a laminação externa. Posicionei a peça e inundei com resina. Funciona muito bem.
    Abraços,

    Jorge Dias
    Veleiro Furioso.

    ResponderEliminar
  3. Cmte Juca, tenho uma sonda de popa para o modelo do seu GPS. Eu comprei pro tiki, mas o tiki é um 421 e não um 421s e não tem santo que faça o aparecer a profundidade no meu.É a de cabo longo, serve para 421s, 441s, 521s e 541s se precisar é só chamar no 16.

    ResponderEliminar
  4. tenho um gps map 430s garmim e queria saber como instalar em uma trainera de madeira ? se por dentro tem jeito ou so por fora e onde colocar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Embarcos de madeira é por fora. Esse sistema não funciona...

      Eliminar
  5. OLÁ AMIGO....
    FICOU UMA DÚVIDA : A SONDA É COLADA NO CASCO COM A COLA EPÓXI TAMBÉM ???

    ResponderEliminar
  6. Bom dia, esse método funciona em cascos de alumínio, chapa de 1,5mm.

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho uma Garmin estrik 4 meu barco é de madeira eu estalei dentro do casco fucinou muito bem só não marca temperatura .eu colei com tubolite dentro do cano de100 depois fui reduzindo o cano para não perder a água dentro do cano. Depois colei o cano no casco por dentro lembrando que o casco e de madeira e deu certo funciona bem.so não sabia que possamos trocar a água pelo o gel muito bom o fio fica mas protegido.

    ResponderEliminar