quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Diferença entre buja e genoa

Boas!

Agora há pouco acessei pela primeira vez a área de estatísticas do blog. Levei um susto. E não é que tem muita gente que lê o que escrevo aqui?! E os leitores não são apenas do Brasil, mas também de Portugal, EUA, Canadá, França e Reino Unido. Muito obrigado pela preferência!

Por conta dessas estatísticas verifiquei que a maior partes dos leitores que não vem de acesso direto encontram o blog do Cusco através do google, presquisando sobre a "diferença entre buja e genoa".

Então nada mais natural do que eu fazer um post abordando, justamente, as diferenças entre uma e outra vela.

A muito grosso modo pode-se dizer que a diferença está no tamanho. A buja, ao contrário da genoa, não tem comprimento de suficiente para passar do mastro, em direção à popa.

Sendo um pouquinho mais técnico, é preciso explicar que para as velas de proa duas medidas devem ser de conhecimento do velejador: 'J' e 'LP'.

A medida 'J' é a distância, medida horizontalmente (rente ao convés) entre o mastro e a ferragem de proa que sustentará a amura da vela de proa. A medida 'LP' é uma perpendicular que inicia no punho da escota da vela de proa e termina em sua valuma (ou o contrário).

Na figura baixo, postada pelo Arnaldo Andrade (da velaria Cognac) e que eu surrupiei do fórum da revista náutica , pode-se perceber essas medidas, claramente, na imagem da esquerda.















Ao se fazer uma vela de proa, o sailmaker leva em consideração, além de outros fatores, a relação entre 'J' e 'LP', de sorte que a segunda medida venha a ser um 'x' número de vezes equivalente à primeira.

Comvencionou-se dizer, assim, que será uma buja uma vela com 'LP' menor do que' J'.

No caso do Rio 20, por exemplo, a medida 'J' equivale a 2,25 m. Eu tenho uma vela com LP 2,00 e, portanto, menor do que 'J'. Essa vela é uma buja.

As genoas, nesse raciocínio, são grandes bujas, que têm a medida 'LP' maior do que a medida 'J'.

Uma genoa 150% (genoa I), por exemplo, terá LP 1,5 vezes o tamanho de J; uma genoa II poderá ter LP na razão de 120% de J e a genoa III, LP 100% de J ou LP = J. Esses valores não são absolutos e cada barco deverá serguir seu projeto. A medida que a relação entre LP e J diminui, a altura da testa da vela de proa também pode ser paulatinamente reduzida, principalmente em veleiros armados ao tope (como o Rio 20) - vide figura da direita.

Cada uma dessas velas serve para uma determinada condição de vento e de mar. A vela de proa é o motor do barco e, para que a velejada seja perfeita, deve estar em equilíbrio com o combustível (o vento), a estrada (o mar) e, também, com a vela mestra. Em linhas gerais, a medida que o vento aumenta as velas de proa têm sua área diminuída, sendo que a vela mestra também é paulatinamente reduzida, através da técnica do "rizo".

Mas esse é um outro assunto!

13 comentários:

  1. juca, em primeiro lugar, parabéns pelo blog.

    quanto à "diferença" entre buja e genoa, vamos a um pouco de história.

    se não me engano, isso vem de um campeonato da classe star, lá em 1900 e guaraná com rolha, na cidade de gênova, na itália.

    uma tripulação, america se não me engano, bolou uma buja diferente.

    como gênova em inglês (e em outros idiomas também) é genoa e como a tal buja com desenho/corte diferente apareceu naquele campeonato, ela ficou conhecida, em inglês, como "genoa jib", ou seja, buja de gênova.

    como passar dos anos, com esquecimento da história, a simplificação da nomenclatura, a preguiça de dizer o nome completo e sei lá eu o quê mais, acabou se chamando a tal vela de proa com lp maior apenas de genoa.

    e o nome ficou assim até hoje.

    vale lembrar que o nome buja também é uma abreviação/simplificação, pois se origina de bujarrona.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela brilhante complementação, Norberto, colega velejador e advogado!!!
    Vindo a Santos, por favor, avise!
    Bons ventos!

    ResponderEliminar
  3. Esta otima materia confirma o conceito que eu tinha, de que, buja é toda vela de proa que não ultrapassa o mastro.
    Valeu Juca.

    ResponderEliminar
  4. É bem por ai, Roger!!! O seu Tiki vai ter mais de um pano na proa?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma buja e um balãozinho que ganhei de presente.

      Eliminar
  5. Quem surrupiou quem aqui?
    rsrs

    http://www.sergipenautica.com.br/index.php/vela/38-instrucoes/416-diferenca-entre-buja-e-genoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que belo FDP! Pior que nem dá para deixar comentários... vou mandar um e-mail. Poxa, pode usar o que tiver aqui a vontade,mas pelo menos cita a fonte... Agora, transcrever literalmente sem dar o crédito, é uma baita desonestidade e dá uma boa medida do caráter do cidadão - ou da falta dele.

      Eliminar
    2. O cara manteve até o "vide figura da direita". Mas é um mané.

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Juca, obrigado por compartilhar seu conhecimento! Qdo possível, dá uma olhada no link abaixo referente ao tamanho das velas (usuariao Don Tarucha. Seria possível vc me dizer qual seria a buja ou genoa 100, 130%, etc ?
    http://www.elgaleonpirata.net/viewtopic.php?p=50251

    valeu!

    ResponderEliminar
  8. se eu qizer velejar so com a vela mestre sem a buja o que e que pode acontecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai andar mais devagar. A interação entre as duas velas fornece mais velocidade ao barco.

      Eliminar