quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O mais longo dos dias - parte IV

"- Imagina se o Júlio França estivesse aqui?" -  provocou o Cassio.  Eu ri. Na travessia para Ilhabela eu praticamente o embarquei a força, pois ele estava receoso. Tudo tem seu tempo. Se pegamos aquela  porranca é porque era a hora. Pior seria se eu estivesse com a Pri e as meninas, o plano original...

Amanheceu e voltei para o convés. Estavamos um  pouquinho mais perto da  costeira,  mas ainda seguros. O mar trazia ondas de três metros, algumas maiores. O barco capeava magnificamente bem. Tentei abrir a vela, mas o enrolador travou. Os restos do lazy jack se projetavam como lanças para fora do barco e se enroscaram nas escotas.Fui até a proa, deitado no convés. Livrei parte do enrosco, mas não foi suficiente.O Ivan, atado ao cinto, surgiu meio que do nada e me ajudou. Voltamos para o poço e abrimos a genoa. Meu plano era voltar para casa de través. 

Mas não seria tão simples. Ao abrir a genoa a capa foi para o espaço. O barco andava em círculos, procurando sempre ir para a praia! Mais grave, a velocidade subiu de meio patra quatro nós. Em menos de duas horas estariamos na praia  e tudo estaria perdido. Não consegui aceitar essa ideia. Liguei o motor. Quarenta graus. Mantive a rotação baixa, para retaradar o aquecimento. Retomei algum controle de leme, mas o barco não orçava de jeito nenhum. Sessenta graus. Andava em círculos, mas o rumo final ainda era a costeira.  

"- Vou tentar entrar no Indaiá" - disse para o Ivan. Mas, claro, essa ideia logo passou, pois era impossível: a medida que chegassemos perto da praia, as ondas só iriam piorar. O mais seguro era ir para longe. Setenta graus. Pus a proa no rumo sul magnético e toquei. O motor então chegou a oitenta graus. O Ivan voltou para dentro da cabine. 

Foi então que tomei uma decisão difícil. Não na execução, mas em sua popularidade: voltar para o Montão de Trigo.  Isso seria algo como dirigir a noite toda entre São Paulo e Florianópolis e, depois de Joinville, resolver voltar para encher o tanque do carro em Santos. Coloquei a proa no Montão - que sequer podia ser visto, em meio a névoa -  e o barco foi surfando as ondas. O motor ficou a oitenta graus.

O frio me matava e uma das poucas - senão a única - alegria que tiv nesse dia foi fazer xixi na calça. Esquentou meus pés e foi muito gostoso.O mar nos dá outras perspectivas na vida...

Algumas horas depois o Cassio veio me render no leme. Expliquei nosso rumo. O barco seguia a dois nós, mas avançava e o motor não esquentou mais além dos oitenta graus. No mau tempo uim porto a sotavento, por mais longe que esteja, será sempre mais fácil de se chegar do que um a barlavento...

Ainda não estava tudo resolvido. A impopularidade da minha decisão precisava ser contornada.Chamei Delta 24 o radio e expliquei a situação.Pedi um acompanhamento de hora em hora para reportar a situação e a posição. A operadora foi super gentil e prestativa. Anotou os dados do barco, de nossa marina e da Priscila, para o caso de...  A tripulação se trranquilizou ao saber que não estavam tão sozinhos quanto pensavam. Ou pelo menos se confortaram com essa ilusão...

Conseguimos avistar o Montão de Trigo apenas a menos de uma milha e meia de distância. Ao nosso redor apenas névoa branca, ondas altas e um vento mais ameno. Ao  meio dia lançamos ferro. Estavamos em um abrigo!

Bem, comparado a condições normais abrigo é um baita de um eufemismo. Balançava bastante. Mas era melhor do que "lá fora".

Assim que nos estabilizamos começamos a por ordem na casa. Fui tomado por uma onda de frio e deitei um pouco, enquanto os meninos arrumavam as coisas espalhadas por todos os lados. Tudo estava encharcado. Para vestir me sobrou apenas um short john e uma camiseta com o emblema do Super Man que ganhei na escola da Alice no dia dos pais. Ela tem uma igual, mas adequada para o tamanho dela.

Fizemos contato via VHF com o Iate Clube de Barra do Una e conseguimos um transporte com um pescador do Montão de Trigo, para desembarcar o Rodrigo e o Ivan. Eles teriam que estar em São Paulo na segunda de qualquer maneira. O André e o Cassio também tinham, mas foram sensacionais e ficaram comigo. Obrigado! Depois do almoço eles foram para terra. Valeu galera!

Entrei em contato com minha casa via celular e algumas vezes com o Alan Trimboli. Decidi que só sairia dali com tempo bom, mesmo que ele demorasse a chegar. A previsão para a segunda-feira, porém, não poderia ser melhor: ventos de leste e sueste, até oito nós.

Consertei a mestra no fim da tarde. Estavamos sem talas, mas dos males o menor.Voltamos a ser um veleiro! Encontramos alguns objetos estranhos no compartimento do motor: pratos, talheres e uma câmera filmadora, mas há controvérsias sobre o momento em que esses objetos foram parar ali.

Dormimos o dia todo. O jantar foi feito pelo Cassio, que arrumou um problemão: já não sei quem é o melhor cozinheiro, se ele ou o Ivan!

A noite o tempo abriu e a lua cheia deu um espetáculo, em harmonia com a silhueta do Montão. Por vezes eu ficava impaciente, mas ai olhava para o emblema do Super Man na camiseta e melembrava da Alice e das meninas. Não podia fraquejar. Não iria!

No dia seguinte, às 06h00 acordei e perguntei para meus tripulantes: "- Quem quer ir para casa?"

Às 06h30 já estavamos velejando.  O motor foi ligado para ajudar,já que o vento era ainda fraco e voltou ao normal, trabalhando abaixo de sessenta graus. Vai entender... No través de Bertioga chamei o Iate Clube de Ilhabela para agradecer o apoio: "- Estamos em condições plenas de navegação!". Liguei para casa e depois de saber das novidades a Priscila caiu no choro...

Secando...

... lavando...


Voltando para casa.

No meio da tarde atracamos na Boreal. Para minha surpresa e pela mais absoluta coincidência, se é que isso existe mesmo, minha pequenininha Alice estava vestindo a camiseta dela de Super Man! Ai quem caiu no choro fui eu, mas deu para disfarçar...


Era o fim.

Chegamos.

 Palavras não são suficientes para agradecer as várias pessoas que nos ajudaram. Em primeiro lugar eu devo agradecer a minha valente tripulação, que mesmo possuindo instrumental limitado soube se comportar de maneira exemplar, mantendo o moral a bordo o melhor possível. Então, obrigado ao Cassio, ao Ivan, Ao André e ao Rodrigo. O que nós vivemos só nós sabemos e levaremos isso para  resto de nossas vidas. Várias foram as lições.

Milhões de obrigados, ainda, ao Alan Trimboli, que monitorou nossa situação o tempo todo, em conjunto com o Volnys Bernal.

Quatrocentos milhões de obirgados ao meu irmãozão Ricardo Stark, que conseguiu  tranquilizar a Priscila. Eu imagino o trabalho que isso deu! E a ela, Priscila, meu amor, bilhões de obrigados por saber me esperar...

Obrigado, claro, ao nosso velhinho, o Malagô,que foi protagonista nessa história - até porque tem momentos que ele só faz aquilo que quer!

E obrigado a todos que pensaram na gente positivamente.

Bons ventos e estrelas à barla, sempre!




26 comentários:

  1. Juca, vou abandonar a cerimônia e escrever o que estou sentido:
    "PUTA QUE PARIU CARA QUE LOUCURA FOI ISSO!?"
    Fiquei eufórico enquanto lia seu depoimento, a adrenalina fez seu trabalho enquanto eu lia seus posts!
    PARABÉNS COMANDANTE, você realmente é O CARA!
    Parabéns a tripulação e ao velho Malagô!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou o cara nada, meu! Usei fralkdas geriatricas muito boa,s que não deixaram transparecer o medo! kkkkkkk Valeu pela torcida!!!

      Eliminar
  2. Amigo Super Man, que susto heim.... parabéns comandante, por ter safado toda a tripulação e o barco (e por ter se safado)... o mar tem dessas... há que estar preparado... parabéns MALAGÔ, que mais uma vez mostrou sua força ao "segurar" a bronca... Abraços ;) Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Velhinho foi Super! Valeu Fernando! E vamos no pano mesmo!

      Eliminar
  3. Juca, um bom comandante é aquele que toma as decisões certas na hora certa. Você pegou condições mais difíceis que a nossa, com restrições no equipamento. Apesar de não ter medidor de vento, creio que não pegamos mais que 30 nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, eu fiquei memso com a impressão de que para nós a coisa foi um bocadinho pior. Nunca vi um mar tão violento... mas passou e vamos preparar o próximo encontro das Ilhas!!!

      Eliminar
  4. Parabéns Juca, não somente por ter sabido conduzir o Malagô e sua tripulação de forma competente, mas também pela forma sensata e transparente de seu relato.
    Ficam os ensinamentos para todos nós.
    Abraços
    Paulo Ribeiro
    Bepaluhê

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro parabéns para vc, pois hoje é seu aniversário! Eu sempre relato minhas besteiras, pois de super man eu só tenho a camiseta!!!

      Eliminar
  5. De tudo que vc relatou, duas coisas ficaram muito claras na minha cabeça de iniciante: 'motor de veleiro é a vela' (PERFEITO!) opinião a qual tb sempre concordei e sua decisão em 'arribar' para o Montão de Trigo que se mostrou a melhor, muito embora tenha relutado em assim decidir !! Velejei há alguns anos atrás com o Yamandu no veleiro Triana e ele sempre dizia: "o perigo de quem navega é a terra, nunca o mar'!!Parabéns Capitão Juca Andrade!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso ai! Não dá para numa hora dessas ter pressa em voltar para casa...

      Eliminar
  6. Parabéns Juca, as palavras fizeram o seu papel, reproduziram o máximo que podem, e com perfeição, os momentos que vivemos ali, mas como você mesmo disse viver tudo isso foi algo indescritível para nós 5. Ainda estou tentando assimilar tudo o que aconteceu, como as coisas foram se desenrolando para que pudéssemos estar hoje aqui contando tudo isso, decisões tomadas pelo destino como arrumar um compromisso para a Priscila no dia da velejada, o motor que hora esquenta hora não, até o pressentimento da minha mãe...sei la..parece que foi tudo escrito muito antes de tudo começar por alguém que quer nos lembrar de quão preciosa é nossas vidas e as pessoas que gostamos. Obrigado por tirar a gente daquela e pela experiencia vivida...obrigado mesmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo... vc estava lá. Vc viu. Palavras não servem de nada. A gente voltou junto e é isso o que importa.

      Eliminar
  7. Parabéns a todos ! .Espero que os próximos posts não relatem quebras, nem problemas .Mas todos nós sabemos se houverem terão sempre um grande Comandante e sua tripulação para resolve-los Abração e bons Ventos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naqda, o próximo post é de uma beleza estonteante, vc vai ver! kkkk

      Eliminar
    2. Falando nisso tem um relato de um Cap. que é seu seguidor ele naufragou na praia de Cibratel I , em Itanhaém. quem não leu vale a pena. Segue o link http://indomavel-osonhofeitoamao.blogspot.com.br/

      Eliminar
  8. Juca... Tentei escrever várias coisas aqui para enaltecer sua vitória e não consigo chegar aos pés com palavras do que realmente foi a sua experiência.
    E que time, heim? Nao é pra ninguem! Me sinto honrado de ter um professor assim e conhecer quase todos os colegas;

    Alem de excelente capitão, escreve com maestria.
    Pelo relato senti o frio, me mijei nas calças e chorei com a foto da pequena com a mesma camiseta!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aruã, meu filho... a cada dia me convenço que sopu melhor escritor do que velejador, kkkkkkkkkk! Bons ventos e obrigado por sua amizade.

      Eliminar
  9. Ops, foi o Aruã que escreveu.
    Abs

    ResponderEliminar
  10. Estamos lhe esperando! E veja se traz o papai junto!!! kkkk

    ResponderEliminar
  11. Amigo Juca, eu só fiquei chateado de eu não ter participado deste aprendizado. Sério. Muito obrigado por compartilhar as lições da faina. Também aprendi a importância de ter dois conjuntos de bateria para segurar a bomba de porão… Abraço e Bons ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso ai! Sua mochila com mil e uma utilidades seria de grande valia! Bons ventos, Júlio!

      Eliminar
  12. Juca, pela segurança de vocês (Malagô incluso), desejaria que esse episódio nunca tivesse ocorrido.
    Mas, já que ocorreu, digo que isso deu a vocês a oportunidade única de provar do que são capazes.
    Deu-lhes um conhecimento, técnico e emocional, que acredito não ser possível obter em situações mais amenas.
    Provou, indiretamente, que você está a um passo de se tornar um escritor de sucesso.
    Parabéns Comandante, parabéns Tripulação, parabéns velho Mala!

    Abraços,
    Marcello Yesca

    P.S: E afinal, alguém teve tempo de enjoar na volta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Marcello! Quando o medo é demais, o enjoo vem de menos! kkkkk Apareça!

      Eliminar
  13. Que relato extraordinário Juca!!! Além de comprovar seu talento para a narrativa, uma clara amostra de como o preparo e a experiencia, no mar, são a diferença entre "ir e voltar para contar no post" e uma histórica trágica.... Parabens a vc e a toda a tripulação pelo desempenho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Tiago! Valeu pela força! Apareça, pq vc anda sumido!!!

      Eliminar
    2. Opa Juca.... Me convide que eu apareço sim! :-).... Um abraço!

      Eliminar