domingo, 29 de julho de 2012

Substituição de anteparas de veleiro - Atoll 23 - Como fazer?

Boas!

Pois é, pois é... eu não consigo mesmo ficar quieto muito tempo e, então, lá fui eu arrumar encrenca!

Desde que o Cusco veio para nós, há quase um ano, eu percebi que a marcenaria seria um problema. O barco ficou muitos anos parado e, ainda que estivesse no seco, isso cobra seu preço. As anteparas e todos os compensados do interior estavam delaminando. Não havia cupim (ufa!), mas as lâminas se desprendiam com tremenda facilidade, além de estarem sempre com um cheiro de molhado - embora secas. Ao que tudo indica, as anteparas eram as originais do barco - ano 1982, número de série 102.

Então, no último dia 20 de julho - exatos 43 anos após o homem pisar na lua! - dei o meu pequeno grande passo.

Como o objetivo principal deste blog é eu passar pelo perrengue para depois ajudar você a fazê-lo, segue abaixo o roteiro do que fazer e algumas fotos!


1. Para que servem as anteparas?

As anteparas não servem apenas para compartimentar o interior do barco. Esse efeito é secundário: a função principal é servir de elemento estrutural, mantendo o convés no lugar e suportando o peso do mastro e do estaiamento, que durante a velejada aumenta consideravelmente.

Todo barco "torce". Alguns mais, outros menos. Mas essa característica é pensada no projeto, pois serve para amortecer os impactos com a água e manter a estrutura íntegra. Porém essa torção deve ser limitada e um dos elementos que ajudam nisso são, justamente, as anteparas, que por isso devem estar em perfeito estado.

De nada adianta, por exemplo, trocar o estaiamento e manter anteparas ruins. O que se terá será um convés voando, bem preso ao mastro!

2. Que material usar?

Antes de começar a empreitada eu fiquei na dúvida sobre qual material usar. Minha primeira opção foi a espuma de pvc - por exemplo, Divinicell. Esse material é fantástico, pois substitui a madeira em suas propriedades mecânicas (que são até superiores); corta-se com estilete e tem-se pouquíssima perda de material: as sobras cola-se de topo e pronto!

Em minha pesquisa descobri que é possível utilizar esse material para substituição das anteparas. Basta manter a espessura, como me respondeu o Jorge Nasseh: "Se é de 10mm. você usa de 10mm". Mas deve haver laminação (o que também não é muito difícil).

Além, a empresa do Jorge vende as placas já laminadas, por infusão (técnica mais moderna que garante a impermeabilização da chapa pela resina de forma mais uniforme)  e pré-acabadas. O produto recebeu o nome de K-lite:


K-lite

A espuma de pvc tem seu preço regulado de acordo com a cotação do dólar. Há pouco tempo o preço estava bem perto do compensado, apenas um pouco superior. Mas, como ele tem a vantagem de ser livre de manutenção - não delamina nem é comido por cupins - é minha opção favorita (até porque, para anteparas, a quantidade é ínfima).


Porém, contudo, todavia e entretanto... eu tinha uma série de dúvidas que você que irá passar por isso algum dia, não precisará ter. Não quanto ao material se prestar para isso, mas como seria o rearranjo da cabine. O meu "nó" era a mesa de navegação, pois tinha receio de ter muito trabalho para refazer. Além disso, não queria pintar as anteparas e nisso a madeira com verniz leva vantagem, Queria manter as coisas simples, pois sei que facilmente se fica seis meses docado por conta de uma invenção dessas. E meu prazo é bem mais curto do que isso!

Por isso usei madeira: compensado de cedro naval, 10mm, com capa e miolo de cedro. O preço médio dessa chapa é de R$ 200,00. - Com miolo de virola e capa de cedro o preço cai. É a opção mais tradicional, mas repito - o K-lite é uma opção melhor!

Como estava frio, não trabalhei na garagem/estaleiro, mas em cima de máquina de lavar da  Priscila!



3. Passo a passo

O primeiro passo é retirar as anteparas antigas.  Comece pelas da cabine de proa. São menores e mais fáceis de sair.

DICA: se seu carpete de revestimento estiver horrível como o meu estava, aproveite e arranque-o AGORA!

Essas anteparas - atenção - estão laminadas no casco. Eu penei muito para descobrir isso. Tirei todos os parafusos, puxava, puxava, e nada. Ela não vinham. Foi então que investigando melhor percebi a manta com resina bem na emenda. Com uma espátula e martelo, "cortei" a trama e pronto, ela saiu.

É muito importante que as anteparas saiam o mais inteiras possível, pois elas têm diferenças umas das outras e servirão de base para a confecção das novas. Resista, então, à tentação de mandar ver em tudo com a marreta (acredite, alguns parafusos te darão essa vontade, como já descreveu aqui o Ruyter, lá do ES).

Não retire as anteparas principais agora, pois o teto irá ceder - pouca coisa, é verdade, mas isso dificultará o reencaixe. 

E por favor: NÃO VELEJE SEM AS ANTEPARAS!











Depois de cortadas, fiz o teste de encaixe no barco. Serviram como uma luva, idênticas às anteriores.Prendi as duas com os devidos parafusos. Mas ainda não dei o acabamento, nem fiz a laminação no casco (que serão assunto de outro post).

Com as novas anteparas de proa no lugar, foi a vez das principais. Deu medo, frio na barriga, mas no final deu tudo certo. O "céu" não desabou sob minha cabeça. As duas já estão aqui em casa e amanhã as novas seguirão para o corte.



Uma dúvida que eu tinha e que por isso não usei o K-lite, era o quanto da mesa de navegação deveria ser desmontado para a troca da antepara. A resposta me animou muito: quase nada, apenas o tampo da mesa e um acabamento lateral (pequeno). A antepara sai, mas a mesa fica inteira!

Essa semana o trabalho continua.

E, enquanto isso, o Icthus veleja...


  ...e o CCL 2012 já está na terra de Gabriela, depois da passar por Santo André.



E vamos que vamos!

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Abra os Olhos!

Boas!

Nesse final de semana uma baleia jubarte e seu filhote fez a festa por aqui... ficou uns dias em Praia Grande, mas depois melhorou de vida e foi se esbaldar no Guarujá, pertinho do Forte dos Andradas, lugar onde um ex -(?) presidente barbudo adorava passar suas férias de verão! Saiu em todos os jornais locais. 

Mas o rumo da mamãe e seu filhote  é outro: estão aproveitando as correntes e subindo a costa da América do Sul para irem se esbaldar em Abrolhos - arquipélago composto por cinco ilhas e distante 36 milhas naúticas de Caravelas/BA.


Parque Nacional Marinho desde 1983, o lugar - diz a lenda - recebeu esse nome por conta das recomendações dadas aos pilotos das naus portuguesas: ao chegar por aquela costa, abra os olhos, senão vão dar nos baixios!

E é em abrolhos que a trupe do CCL 2012 está se esbaldando já faz dois dias! Ah se eu pudesse... rs.


E vamos que vamos, olhando eles só pela internet mesmo!

sexta-feira, 20 de julho de 2012

A beleza interior é a que conta...

Boas!

Dizem que a beleza interior é a que conta. Por isso o Cusco Baldoso será reformado de dentro para fora, de baixo para cima.

Desde que comprei o atual Cusco fiz melhorias apenas nos sistemas de navegação e governo (cabos, muitos cabos da Náutica 30 nós), no conforto geral (sombra, muita sombra - by Náutica Capotaria, do meu  amigo Cesar Pastor) e nas velas - Cognac/Arnaldo Andrade

Em estética mesmo não mexi. Mas chegou a hora, pois algumas coisas estão feias... e como a beleza interior é a que conta, é pelo interior que vamos começar. Estou envernizando as madeiras, vou substituir as anteparas, as portas dos armários (já tem duas nesse momento curando a resina epoxy que usei para selar lá na cozinha) e o tampo da mesa de navegação. O carpete (em péssimo estado) que reveste as paredes na cabine de proa vai dar lugar a uma surpresa. Vai ficar bacana e eu não pretendo deixar de navegar - vai ser reforma morando dentro! A exceção deve ser a primeira semana de agosto, quando  o barco vai subir por uns cinco dias só para fazer o fundo. A pintura já chegou no seu segundo ano e não foi muito bem cuidada pelos donos anteriores. Quanto à pintura externa, continuo firme na intenção de deixar como está... feia mesmo.

O interior do Cusco Baldoso em julho de 2012. Como será que vai ficar, depois?


Enquanto isso, o pessoal do CCL 2012 está em abrolhos, paraíso que será tema do nosso próximo post.


E vamos que vamos!  

Costeiras




(c) João Lara Mesquita





sábado, 14 de julho de 2012

RISW 2012 - Final

Boas!

Acabou a RISW. Na RGS C o campeão foi o Mandinga: único barco de toda a competição que venceu todas as regatas. O único. Mas ano que vem isso talvez mude, pois há planos para que o Cusco Baldoso participe da RISW 2013 - na RGS C, é claro.




No CCL os barcos repousam em frente à Praia do Canto e as tripulações curtem uma moqueca capixaba e um doce "espera marido". Ai, ai, ai...eu não vou à Vitória desde 2005 e adoraria estar lá.

Já o Cusco está fundeado em frente ao Dalmo - o Bárbaro (mas bárbaro mesmo são os preços do cardápio, não é para "nóis pobre" não, meu!).



A novidade é que minha traquitana para abastecimento do motorzinho 3,3 funcionou. Agora é possível o reabastecimento em pleno voo. Eu fiz um furo na tampa e coloquei um conector macho, padrão Yamaha. Conecto a mangueira e é só apertar e perinha uma meia dúzia de vezes. Pronto: o tanque de míseros - 1,4litros,consumidos em uma hora e meia (viu isso, Capitão Stark?) - está cheio. Na quarta passada o fundo foi limpo (estava repleto de mariscos) e isso influenciou muito no rendimento. Agora ninguém mais segura o Baldosinho!  Hoje fizemos 4 nós contra a corrente e 5,5 nós a favor, com motor a meio. Não quero mais outra vida (muito menos o peso de um motor maior, mais pesado, gastador de gasolina e de mesmo rendimento que o pequenininho). 




E vamos que vamos, ao som da galinha pintadinha e com muita saudade da Brida, que está em férias na vovó!





sexta-feira, 13 de julho de 2012

RISW 2012 - Dia 05

Boas!

Na Ilhabela hoje foi dia de regatas. Ao invés de uma de percurso como era possível, a comissão de regatas fez duas barla-sota. Na RGS C deu advinha quem? Nem precisa dizer... mas o Santeria fez bonito e chegou em segundo em uma das regatas do dia.


Já no CCL, como previsto, a flotilha saiu ontem às 19h00 rumo à Vitória. Agora há pouco já tinha barco chegando em Guarapari. Porém a coisa não foi assim tão simples. Lá pelas 21h00 entrou uma porranca de mais de trinta nós e houve estragos. O Papaléguas e o Devaneio Rio tiveram problemas e voltaram para Búzios para reparos. A previsão é que retomem a jornada hoje e amanhã já cedo teremos barcos em Vitória.

E enquanto isso, no Cusco Baldoso, hoje eu tive um dia Maria... lavei, passei e engomei... tudo para deixar o barquinho um lugar menos insalubre para a Alice - depois de tanto tempo vamos passar o final de semana no barco!

E vamos no pano mesmo! 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

RISW 2012 - Dia 04

Boas...

Céu pumbleo em Ilhabela nessa quinta-feira. As regatas do dia foram canceladas.

(c) Borlenghi

Já de Búzios vem a notícia de que o pessoal do CCL continua a subida da costa. Saíram as 19h00 e no pano.

Impossível fazer um paralelo entre esses dois eventos. Enquanto na Ilha o prazer é mais estressado, no CCL  o pessoal curte a ancoragem, faz churrasco, joga conversa fora... Embora antagônicos  tenho muita vontade de participar dos dois. Eu não gosto muito de regatas, mas ver cento e cinquenta veleiros na água de uma vez só (e todos velejando, pois para ver boiando basta ir no Bracuhy) é algo que deve encher os olhos. Já o CCL é um evento muito, mas muito perigoso, principalmente se você conseguir emendar na Refeno e se ver em Noronha. O perigo? Não voltar mais para o dia a dia do escritório, para a correria da cidade, para o trânsito e seus motoboys, para a pressa de se chegar, embora não se saiba direito onde. O perigo é descobrir que não é preciso muito para ser feliz.

(c) Matheus Eichler - roubei mais essa, meu amigo - e acho que ainda vou roubar mais!!!


E vamos no pano mesmo!


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Será que está frio?

Boas!

A foto quem garimpou (e explicou) foi o Hélio Viana, do Maracatu. Quem mais encontraria uma dessas na internet?!

Sim, você entendeu certo. A moça - Anna Tunniclife - está nua.

RISW - 2012 - Dia 03

Boas!

Tudo igual, tudo diferente... de novo. Pobre Aloha, vou parar de torcer para ele - o pé frio deve ser eu! Mandiga segue líder na RGS C (já é dele...).

(c) Carlo Borlenghi

Mudando de pato para ganso, amanhã a noite o pessoal do CCL deve sair rumo à Vitória (sem tocadilhos).

E vamos que vamos!

terça-feira, 10 de julho de 2012

RISW 2012 - Dia 02

Pois é, pois é!

Ainda bem que eu não sou de apostar, senão tinha perdido uns trocados... Na RGS C (classe dos miúdos, que esse não menos miúdo blog decidiu acompanhar)  ficou tudo igual a ontem, só que bem diferente. Igual porque o Mandinga continua na frente - ganhou três, das três regatas já havidas... diferente porque meu favorito, o Aloha, hoje não conseguiu andar tão bem quanto ontem: chegou em nono e em décimo sexto na segunda e na terceira regata da competição.  Nas  barla-sota a coisa é mais rapidinha e o entrosamento da tripulação conta mais do que apenas jogar com as condições de mar e vento (a sorte tem menos espaço). Tanto é assim que o Rainha, um Ranger 26 que tem base nas Marinas Nacionais, começou a aparecer na tabela. Ainda assim, por enquanto, a coisa está entre o Mandinga e o Xiliki (Fast 23) - mas eu ainda continuo na torcida pelo Aloha!

(c) Carlo Borlenghi

E vamos que vamos!

* Em tempo: em uma raia que tem C30, S40 e todo o clã Grael , falar sobre a RGS C é uma forma de socialismo esportivo e devo confessar que é bem divertido!!!

O veleiro deve ser uma extensão do seu próprio corpo...


Boas!

Do excelente blog o Antonio Alonso Junior - o sempre necessário Sobre as Águas - vem a dica de um não menos excelente documentário: Reinaldo Conrad: a Origem do Iatismo Vencedor (Murilo Sales/Cinema Brasil Digital/2012). Eu acabei de ver a estreia no ESPN Brasil e recomendo. Os horários das reprises seguem ao final deste post, logo após o trailer.

Esse é para aqueles que encontram paz no vento!







Horários:
ESPN BRASIL
Exibição inédita
10/07 ­– 18h00
Reprises
Madrugada de 10 para 11/07 – 04h00
11/07 – 15h30
23/07 – 20h30
ESPN+
23/07 – 23h00

RISW 2012 - Dia 01

Boas!

(c) Carlo Borlenghi


Ontem foi dia de regata de médio percurso na RISW 2012. O dia 02 da festa acabou sendo o dia 01, por conta do cancelamento da abertura oficial. A tempestade passou e o vento entrou de leste (limpando o céu), depois rondou um pouquinho para o norte e foi lá pelos lados da Ilha de Búzios que a festa aconteceu. Fez sol, chuva, ventão, ventinho, calmaria... de tudo um pouco, tudo junto e misturado. Na RGS C (até 29 pés e que terá cobertura desse blog) deu Mandinga (aliás, como poderia ser diferente?!), seguido pelo Xiliki. O Aloha (que já foi meu vizinho lá no canal de Bertioga) não fez feio e deve dar trabalho para o Sr. Jonas. O Santeria ficou em sétimo e logo depois veio o Icthus. O Cooperação, um Ranger 22 do pessoal do Navega São Paulo não completou a regata e fecha a tabela de resultados. Tudo ainda está muito no começo e hoje começam as barla-sota - onde a técnica conta muito mais do que a sorte na escolha da estratégia.

E vamos que vamos!

domingo, 8 de julho de 2012

Acompanhe o Costa Leste 2012!

Boas!


E se por um lado a frente fria atrapalhou a RISW 2012, por outro ela deu uma forcinha para os indômitos velejadores do Cruzeiro Costa Leste iniciarem a subida da costa. O CCL é evento organizado pela ABVC a cada dois anos (nos pares) e que leva um punhado de barquinhos do Rio até Recife.  A flotilha chegou hoje em Búzios e eu fiquei foi com uma baita de uma invejinha deles!

A flotilha do CCL 2012 em Búzios - (c) Matheus Eichler 

O progresso do pessoal pode ser acompanhado via SPOT  - é só clicar AQUI! O blog do Cusco vai acompanhar essa trupe bem de perto!

Eu aqui do sofá e debaixo das cobertas desejo bons ventos para o pessoal, em especial para os amigos Eduardo Moura - do Bearship - e Matheus Eichler, um sábio chutador de baldes que está a bordo do Travessia (e de quem eu roubei a foto que ilustra este post!).

Espero também que meus amigos Hélio Solha, Alice Feuser e Carlos Cravo tenham feito uma boa viagem até o Rio a bordo do Svolvaer e, mais importante do que isto, que eles tenham um bom retorno à Refúgio das Caravelas. Dom Hélio: olho na previsão que a coisa não está fácil da Urca para cá!!!  

E vamos no pano mesmo!

Alcatrazes por boreste - 2012 - cancelada!

Boas!

Depois de uma semana de veranico e pouco vento, uma frente fria - das brabas! - conseguiu chegar ao sudeste na noite desse sábado.  O resultado? No primeiro dia da Semana de Vela de Ilha Bela 2012 o que mais teve foi vento e correnteza: quarenta nós de vento,  quatro de corrente no canal e ondas de até três metros... nada de regatas e, pela primeira vez a tradicional  de abertura - Alcatrazes por boreste - foi cancelada! 

E vamos que vamos!

(c) Edu Grigaitis/Balaio

domingo, 1 de julho de 2012

Visita ao Rainbow Warrior III

Boas!

Por sugestão do amigo Edison Lima, do Veleiro Trilha, hoje fomos visitar o Rainbow Warrior III. Eu já havia vistado o Rainbow Warrior II, há uns dez anos, também aqui no porto de Santos - mas esse barco foi aposentado. O novo  veleiro (?!), batizado em 14/10/2011, foi construído na Alemanha e reúne uma simbiose de soluções de viés sustentável. O passeio em si  é bem interessante e o dia com as meninas foi muito bacana - o céu de Monet já foi um espetáculo por si só.

O Rainbow Warrior III atracado no armazém 25

Detalhes das velas e dos enroladores elétricos - e do mastro pouco convencional 

Detalhe das retrancas, que não são presas ao mastro

Os caras usam North Sails!

O Cusco Baldoso cabe embaixo desse toldo
Retranca e mastro

Detalhe dos esticadores
O vão do mastro

Catraquinha n. 54

A ponte!

A tripulação oficial do Cusco Baldoso!

E vamos que vamos!